01 - Apresentação - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O viver justo em nossa sociedade.
 
Nós como cristãos, precisamos observar como tem sido nossa maneira de viver, agir e comportar-se dentro da sociedade em que vivemos (no lar, no serviço, na escola, com os vizinhos e em todas as práticas sociais). (I João 5:19)
 
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. (I João 5:19)
 
O Diabo está controlando a humanidade, que se encontra em desobediência, porque o próprio homem lhe deu esta autorização quando pecou.
 
Mas quando nós aceitamos a Jesus Cristo como salvador, há uma mudança de situação; Jesus Cristo retirou esta autorização das mãos do diabo, quando morreu em nosso lugar na cruz.
 
Devida a esta nova situação, voltamos novamente a ter comunhão com Deus. O nosso livre arbítrio esta novamente em nossas mãos, não estamos mais sujeitos a vontade do diabo. (Efésios 2:2)
 
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. (Efésios 2:2)   
 
Por isso as pessoas que aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, não podem mais viver segundo os padrões deste mundo, porque agora somos de Deus.
 
Ao observar o comportamento das pessoas que ainda não aceitaram a Jesus como seu único e suficiente salvador, e das que já o aceitaram; Temos observado que muitos cristãos não mudaram seu comportamento de vida, ou mudaram apenas parcialmente.
 
Acredito que isto é devido à falta de conhecimento e prática da Palavra de Deus. São aquelas pessoas que se consideram religiosas, houve a Palavra, sabem que é verdade, mas não a praticam, preferindo viver de uma maneira dividida.
 
Frequentam a igreja, fazem parte do louvor, ouvem a Palavra, recebem ministração do Espírito Santo, choram, “caem no Espírito”, falam línguas estranhas, dizem que sentem alegria plena, que só vem pelo mover do Espírito Santo; Mas quando vão embora, e se deparam novamente com a sociedade em que vive, logo se esquece de tudo que acabara de sentir. (Tiago 1:19-27)
 
A PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS
 
19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
 
20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
 
21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
 
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
 
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
 
24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
 
25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
 
26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
 
27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
 
Podemos comparar a vida de um cristão que está se preparando para a vida eterna, como uma grande escada. Que devemos estar sempre subindo os degraus, nunca parado ou descendo do ponto aonde já chegou.

No decorrer deste estudo, darei alguns testemunhos do meu caminhar com Cristo; Não que eu me considere ter alcançado a perfeição, mas sigo para esse alvo. (Efésios. 4:13)
 
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:13)
 
Quando nós aceitamos a Jesus Cristo como nosso salvador, é porque reconhecemos que somos pecadores, e não estamos vivendo nos moldes e padrões bíblico. A partir do momento que o Espírito Santo nos convence que somos pecadores, e entregamos nossa vida nas mãos de Jesus, começa a haver uma mudança profunda em todas as áreas da nossa vida. (II Cor 5:17)
 
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)
 
Isto precisa se tornar uma realidade em nossas vidas, precisa haver uma mudança a cada dia. Esta mudança começa a acontecer a partir do momento em que entregamos nossa vida nas mãos do Senhor Jesus.
 
No mês de Fevereiro de 1980, está mudança começou a se tornar uma realidade em minha vida. Eu me considerava a pessoa mais azarada do mundo, nada dava certo para mim, onde eu trabalhava estava sempre procurando tirar vantagens em cima das pessoas, sem medir as consequências.
 
Quando comecei a trabalhar por conta, abri uma firma de Comércio e Assistência Técnica de Balanças, e estava sempre enganando os meus clientes, com mentiras, roubando-os através dos orçamentos.
 
Mas um certo dia, a minha esposa, aos 22 anos de idade foi acometida de uma enfermidade, que os médicos a desenganaram ao ponto dela querer se matar (Reumatismo nos ossos), onde a deixava toda inchada a ponto de não conseguir nem fazer os seus afazeres mais simples de uma dona de casa.

Um certo dia, depois que tentarmos de todos os recursos, sem obter nenhum resultado, uma vizinha que morava na rua a baixo da nossa casa, ao passar e ver a minha esposa, falou para ela que Jesus Cristo poderia mudar a situação em que ela se encontrava, e a convidou a participar de um culto evangélico que se realizava em um ponto de pregação próximo a nossa casa.
 
Mesmo eu detestando os crentes, (sem saber porque) e vivia tirando sarro da cara deles, não coloquei nenhum obstáculo para que ela freqüentasse esse culto, porque para nós, em situação de desespero em que nos encontrávamos, tudo era valido, a única coisa que pedi, foi para que não me chamassem para ir junto.
 
Porque, se com dinheiro, pagando médicos particulares não havia solução, não teria nenhum deus que pudesse mudar aquela situação. Porque é isto que a sociedade em que vivemos atualmente tem implantado na mente das pessoas, que o dinheiro pode comprar qualquer coisa ou resolver qualquer problema.    
                                                                                                 
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. (Salmos 20:7)                                                  
Mas, com o decorrer dos dias, começou a acontecer aquilo que os médicos disseram que não era mais possível, minha esposa ficou totalmente curada, para honra e glória do nosso Senhor Jesus Cristo, porque nem eu nem os médicos, conhecíamos o Deus do impossível. (Marcos 10:27)
  
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. (Marcos 10:27)           
                                              
Um certo dia, me convidaram a participar daquele culto, eu relutei um pouco para ir, mas no fundo do meu coração já tinha um desejo de conhecer quem era aquele Deus tão poderoso, que havia feito aquilo que era impossível diante dos nossos olhos.
  
Minha esposa já estava orando mais ou menos a uns 3 meses, pedindo a Deus para que eu quebrantasse o coração e resolvesse ir naquele culto próximo a nossa casa. E naquele dia quando eu resolvi ir ao culto, o pregador (Que jamais vou me esquecer, Pastor Shirlo, que já descansa no Senhor) começou a explanar a mensagem, algo sobrenatural aconteceu na minha vida.
 
Eu cheguei a imaginar que minha esposa tinha contado sobre a minha vida para ele, o que eu estava vivendo, sofrendo e reclamava que nada dava certo. E naquele momento, de uma forma maravilhosa a Palavra se cumpriu em minha vida, penetrou na divisão da minha alma e espírito. (Hebreus 4:12)
                                                                                                                                
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)                                                                                                                         
A partir daquele dia, está mudança de vida se tornou uma realidade para mim, até os dias de hoje, simplesmente pelo fato de eu ter tomado uma posição de me achegar a Deus. (Tiago 4:8)
 
Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. (Tiago 4:8)

Porque a graça de Deus não apenas justifica, mas também transforma em "Nova Criatura", o que resulta em um estilo de vida totalmente transformado.

O final dos tempos esta chegando, é hora de definirmos a quem seremos leal, a Palavra de Deus ou aos prazeres do mundo. (Romanos 6:12)

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; (Romanos 6:12)

Falaremos agora de alguns aspectos, sobre o ser justo dentro da sociedade em que vivemos.
 
Antes porém de começarmos a falar sobre este assunto, vamos analisar um versículo que tem confundido muitas pessoas, por não interpretá-lo de maneira correta e por muitas vezes, torcendo o seu verdadeiro sentido. (Eclesiastes 7:16a)

Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? (Eclesiastes 7:16)
                                           
Não devemos e nem podemos interpretar o versículo, como se fosse possível, nós sermos mais ou menos justos, em algumas coisas nós somos justos, e em outras podemos não ser tão justos assim.
 
Não podemos condicionar o versículo conforme nossas atitudes, mas sim as nossas atitudes conforme o versículo. (Romanos 12:2)
 
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
  
Nós como cristãos, precisamos nos transformar pela renovação da nossa mente, que é através de realmente aceitar a Jesus Cristo, e viver uma experiência real e verdadeira com Ele.
  
NB: Demasiadamente Justo:
  
Não devemos confiar na nossa própria justiça, pois esta de nada vale, e a que vale perante Deus é a justiça alheia, a nós aplicável. Não devemos exagerar na nossa justiça, porque isso de nada vale. (Isaías 64:6) = (II Coríntios 5:21)
 
Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6)

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21)

Não devemos confundir a palavra justificação com a palavra justo (dentro da sociedade em que vivemos). Justo diante de Deus, somente através de Jesus Cristo; justo perante a sociedade em que vivemos, dependerá somente de nós mesmo, como cristãos, escolhermos viver segundo os padrões bíblicos ou não.

Tem muitas pessoas, que se dizem: Crentes, Evangélicos e Cristãos. Mas a maioria dessas pessoas não sabe o verdadeiro significado dessas palavras e muito menos como vivê-las. Vamos fazer uma rápida análise de cada um desses grupos de pessoas.

Crentes
 
Definição: É todo aquele que crê em alguma coisa.
 
Existe um grande grupo de pessoas que se dizem crentes, mas não sabem verdadeiramente no que crêem; Acreditam em todos os deuses que o mundo lhes oferece, para trazer: sorte, felicidade, saúde, prosperidade, amor... E muitas vezes usam como um deus: O dinheiro, casas, carros, emprego, posições sociais...
 
Se quaisquer umas dessas coisas lhes forem tiradas, passam a não crer mais que Deus existe. Porque a sua confiança está naquelas coisas que aparentemente lhes dão "segurança". (Salmos 20:7)
  
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. (Salmos 20:7)
  
Se verdadeiramente você é um crente em Jesus Cristo, sua confiança e sua segurança estarão somente Nele, a despeito de qualquer situação, dificuldade ou problema; lembre-se de Daniel, Sadraque, Mesaque, Abednego, Davi e muitos outros, que nos piores momentos, se mantiveram fiéis ao Deus que serviam.
   
EVANGÉLICOS
 
Definição: Pessoas que aceitam o evangelho de Jesus Cristo. (Boas Novas)
 
Muitos evangélicos estão vivendo uma vida dividida: Um pouco como era antes de aceitar a Cristo, e um pouco de maneira diferente, segundo os padrões bíblicos, e usam como desculpa, o que está escrito em (Eclesiastes 7:l6).

Se nós somos verdadeiros evangélicos, precisamos viver em novidade de vida. (Romanos 6:4)
 
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:4)
 
Nossa vida precisa ser transformada, precisamos viver de uma maneira totalmente diferente, da maneira que vivíamos antes.

Porque nós sabemos que: Quando não tínhamos Jesus em nossa vida, vivíamos pelas obras da carne, e com Jesus, pelos frutos do Espírito.  (Gálatas 5:16-26)
 
AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
 
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
 
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
 
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
 
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
 
23 Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
 
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
 
26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
 
OBS: Obras da carne são produzidas pela força própria do homem, em contraste com o fruto do Espírito que só existe pelo poder criador de Deus.
 
CRISTÃOS
 
Definição: Resumindo, aumentativo de Cristo

Outros grupos de pessoas defendem a tese de serem Cristãos: Católicos, Espíritas, Evangélicos e muitos outros. Todas as pessoas, independentemente de suas religiões, quando são questionadas, todas dizem que já tem Jesus em suas vidas e que conhecem a Deus. (Tito 1:16)

Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. (Tito 1:16)
 
Para sermos verdadeiros cristãos, precisamos verdadeiramente viver Jesus Cristo, não somente dentro da igreja, mas principalmente dentro da sociedade em que vivemos.
 
O verdadeiro cristão precisa provar para sociedade em que vive, a realidade de uma vida baseada na Palavra de Deus. Não basta apenas dizer que é cristão; precisa demonstrar Jesus através de sua vida. Isto me lembra uma ilustração que li em um livro.
 
Certa vez professor de uma escola primária, certo dia entrou na sala de aula, e dado momento falou para os alunos que iria revelar para eles um grande segredo, que estava guardando. De repente retirou a camisa e apareceu o uniforme do Super Homem, e disse:
 
Crianças eu sou o Super Homem, todas as crianças ficaram espantadas e admiradas, um silencio profundo pairou na sala, até que um garotinho no fundo da sala falou: Se o senhor é realmente o Super Homem, voe pela sala de aula.
 
O que aprendemos com essa simples ilustração, é que não basta apenas dizer que somos cristãos, precisamos provar aquilo que dizemos que somos, para essa sociedade corrompida que estamos vivendo hoje em dia, através de nossas palavras, atitudes e maneira de agir.
 
PARA REFLEXÃO
 
Jesus durante o seu ministério aqui na terra, praticou o que nós temos visto em nossos dias: mentiria, roubaria, enganaria, aceitaria suborno, subornaria, concordaria com o famoso jeitinho brasileiro, mataria...?
 
Tem muitas pessoas que dizem: Não, não é bem assim; Eu estou no mundo, preciso desfrutar das coisas que o mundo oferece, e ficam alisando o pecado como se fosse uma coisa muito natural. Medite em: (João 17:1-26)
 
Oração de Jesus pelos seus discípulos - (João 17:1-26)
 
01 JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
  
02 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
 
03 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

04 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
  
05 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
  
06 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
  
07 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
  
08 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
  
09 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
 
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.
 
11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
 
13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
 
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
 
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
 
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
 
22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
 
23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
 
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
 
26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
 
Para podermos chegar na glória do Pai, precisamos verdadeiramente dizer: Gálatas 2:20.
 
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)

Espero que, após terminar de ler este estudo sirva para uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!

Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo