01 Eficácia da oração - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
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Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Oração!
A oração tem grande efeito (Tiago 5.13-20)
  
13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
  
14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
  
15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
  
16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
  
17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
  
18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
  
19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
  
20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
  
Sete vezes neste parágrafo Tiago menciona oração. Um cristão maduro é aquele que tem uma vida plena de oração diante das lutas da vida. Em vez de ficar amargurado, desanimado, reclamando, ele coloca a sua causa diante de Deus e Deus responde ao seu clamor.
  
Tiago é uma carta prática e por isso ele começa e termina esta carta com oração. Desperdiçamos tempo e energia quando tentamos viver a vida sem oração.
  
Neste parágrafo Tiago encoraja-nos a orar, descrevendo quatro situações em que Deus responde as nossas orações.
  
Em primeiro lugar: Devemos orar pelos que passam por problemas. (versículo 13)
  
    Nos problemas não murmure, ore!
  
O sofrimento aqui é provado por circunstâncias adversas: saúde, finanças, família, relacionamentos, decepções. Em vez de murmurar contra Deus ou falar mal dos irmãos (Tiago 5.9), devemos apresentar essa causa a Deus em oração, pedindo sabedoria para usar essa situação para a glória de Deus (Tiago 1.5).
  
Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. (Tiago 5.9)
  
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1.5)
  
   Deus pode transformar problemas em triunfo pela oração
  
A oração remove o sofrimento quando essa é a vontade de Deus. Mas também a oração nos dá poder para enfrentar os problemas e usá-los para cumprir os propósitos de Deus.
  
O Apóstolo Paulo orou para Deus mudar as circunstâncias da sua vida, mas Deus lhe deu poder para suportar as circunstâncias. (II Coríntios 12:7-10).
  
07 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
  
08 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
  
09 E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
  
10 Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
  
Jesus clamou ao Pai no Getsêmani para passar dele o cálice, mas o Pai lhe deu forças para suportar a cruz e morrer pelos nossos pecados.
 
   Nem todas as pessoas passam por problemas ao mesmo tempo
  
Ao mesmo tempo há pessoas sofrendo e há pessoas alegres (Tiago 5.13).
  
Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. (Tiago 5.13)
  
Deus equilibra a nossa vida dando-nos horas de sofrimento e horas de regozijo. O cristão maduro, entretanto, canta mesmo no sofrimento (Jó 35.10).
  
Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; (Jó 35.10)
  
O Apóstolo Paulo e Silas, cantaram na prisão (Atos 16.25).
  
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. (Atos 16.25)
  
Josafá cantou no fragor da batalha (II Coríntios 20.21).
  
E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre. (II Coríntios 20.21)
  
Em segundo lugar: Devemos orar pelos doentes. (versículo 14-16)
  
    O que o enfermo faz?
  
a) A pessoa está doente por causa do pecado (Tiago 5.15-16). Nem toda doença é resultado de pecado pessoal, mas o caso mencionado por Tiago é de uma doença hamartiagênica. (Doença espiritual)
  
15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:15)
 
16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
  
b) O doente reconhece a autoridade espiritual dos presbíteros da igreja (Tiago 5.14). O crente impossibilitado de ir à igreja, chama os presbíteros da igreja à sua casa. O doente, reconhece assim, que os presbíteros e não um homem ou mulher que tem o dom de curar é que devem orar por ele.
 
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; (Tiago 5.14)

c) O doente confessa seus pecados (Tiago 5:16). A confissão é feita aos santos e não a um sacerdote. Devemos confessar o nosso pecado a Deus (I João 1:9) e também àqueles que foram afetados por ele.
  
Jamais devemos confessar um pecado além do círculo que afetado por aquele pecado. Pecado privado, deve ter confissão privada. Pecado público requer confissão pública. É uma postura errada lavar roupa suja em público.
  
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (I João 1:9)
  
   O que os presbíteros fazem?
  
a) Eles oram pelo enfermo com imposição de mãos a oração da fé (Tiago 5:14-15). Os presbíteros são bispos e pastores do rebanho. Eles velam pelas almas daqueles que lhes foram confiados. Eles oram com imposição de mãos, num gesto de autoridade espiritual. A oração da fé é a oração feita na plena convicção da vontade de Deus (I João 5.14-15).
  
E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. (I João 5:14)
  
E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (I João 5:15)
  
b) Eles ungem o enfermo com óleo em nome do Senhor (Tiago 5.14). Não é a unção que cura o enfermo, mas a oração da fé. Quem levanta o enfermo não é o óleo, é o Senhor. O óleo é apenas um símbolo da ação de Deus.
  
Unção com Óleo
 
    Desvios quanto ao ensino bíblico da unção com óleo.
  
a) Extrema Unção. A Igreja Romana desde o século XII e XIII criou o dogma da Extrema Unção com base em Tiago 5.14. Esse dogma foi mudado e reafirmado pelo Concílio Vaticano II, quando se tira a expressão “Extrema Unção” e muda para “unção de enfermos”.
 
A Extrema Unção é para a alma e não para o corpo. É preparação para a morte e não cura para a vida. Enquanto o propósito de Tiago é claro: unção para cura e não preparação para a morte.
 
b) Posição Neopentecostal. A crença que toda doença procede do diabo e conseqüentemente é da vontade de Deus curar a todos em todas as circunstâncias.
  
c) A Prática da Unção Generalizada. Pastores que ungem todas as pessoas que estão dentro da igreja, bem como objetos.
 
d) A Prática da Unção Realizada por todas as Pessoas. São para a Liderança da Igreja, e não para que outros membros da Igreja usem discriminadamente.
 
   A Prática da Unção com Óleo na Bíblia.
  
a) O óleo como cosmético (Mateus 6.17).
  
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, (Mateus 6.17)
 
b) O óleo como remédio (Lucas 10:25-37; Isaias 1.6).
  
A parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37)
  
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
  
26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
  
27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
 
28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
  
29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
  
30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
 
31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
  
32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
  
33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
  
34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
  
35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
  
36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãs dos salteadores?
  
37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
  
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. (Isaias 1:6)
  
c) O óleo como símbolo espiritual (Marcos 6.13; Tiago 5.14).
  
E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam. (Marcos 6:13)

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; (Tiago 5:14)
  
   A Unção com óleo em Tiago é Remédio e Símbolo Espiritual da Cura Divina.
 
a) A posição de que o óleo é remédio. A palavra grega ALEIPHO usada por Tiago, significa friccionar, lipo (gordura) em vez da palavra grega CHIRO.
 
Thomas Goodwin, famoso Exegeta, defendia tese parecida e usava os seguintes argumentos:
  
A Liderança da Igreja. São os administradores da unção e não tinham necessariamente o dom de cura;
 
A Generalidade da Unção. A todos os crentes, enquanto os milagres nunca foram generalizados;
  
Os Receptores da Unção. Eram membros da igreja, enquanto os milagres se estendiam a todas as pessoas;
  
Os Limites do Dom. O dom de cura não estava limitado ao uso do óleo;
  
Os Resultados da Unção. Se toda unção significasse cura eficaz, então, os cristãos teriam encontrado uma forma de escapar da morte.
 
b) A posição de que o óleo é um símbolo espiritual. Calvino entendia que a unção com o óleo não era remédio, mas tinha o mesmo significado do dom extraordinário de cura em Marcos 6.13. Mas cria que esse dom era restrito ao tempo dos apóstolos.
 
Tanto a palavra grega ALEIPHO quanto a palavra grega CHIRO significam ungir. Então, por que Tiago usou ALEIPHO e não CHIRO? Porque CHIRO jamais é usado para o ato físico de unção. CHIRO é sempre usado no sentido metafórico (Atos 10.38) (Lucas 4:18).
  
Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. (Atos 10:38)
 
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, (Lucas 4:18)
   
Josefo usava as palavras gregas ALEIPHO e CHIRO como palavras sinônimas.
  
A LXX traduz as palavras gregas ALEIPHO e CHIRO como sinônimos e respectivos.
  
O óleo em Tiago 5.14 não é medicinal porque não é o óleo que cura, nem o óleo mais a oração que curam, mas a oração da fé.
  
São os presbíteros, autoridades espirituais e não sanitárias que devem aplicar o óleo em nome do Senhor. Se a unção fosse medicinal, poderia ser feita por qualquer outra pessoa sem a necessidade de convocar os presbíteros.
  
As palavras “em nome do Senhor” colocam os limites da cura. O poder está no nome de Jesus. A cura vem pelo poder do nome de Jesus e não simplesmente pelo efeito terapêutico do óleo. A unção com óleo é um Exercício Espiritual e não uma Prática Medicinal.
 
O óleo era usado apenas para algumas doenças, enquanto para outra era totalmente ineficaz.
  
O caso mencionado por Tiago era de uma doença hamartiagênica e nesse caso o óleo não teria qualquer valor terapêutico.
  
Marcos 6.13 usa também a palavra grega ALEIPHO e é impossível interpretar esse texto como remédio. Os apóstolos estavam curando os enfermos pelo imediato poder de Deus e não através do remédio.
  
E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam. (Marcos 6:13)
 
Richard Trench diz que ALEIPHO é usado para todo tipo de unção (física e espiritual) enquanto CHIRO é usado apenas para unção espiritual. Daí Tiago usar ALEIPHO.

ALEIPHO não era apenas medicinal. Era usado também como cosmético e até em mumificação (Marcos 16.1).
 
E, PASSADO o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. (Marcos 16:1)
 
Calvino e Lutero discordavam da interpretação medicinal do óleo em Tiago 5:14. Moody pediu para ser ungido quando estava doente. Martyn Lloyd-Jones defende a tese do símbolo espiritual.
 
   O que Deus faz?
 
a) Deus cura o enfermo através da oração da fé.
  
b) Deus levanta o enfermo.
 
c) Deus perdoa o enfermo.
  
Em terceiro lugar: Devemos orar pela nação. (Versículo 17-18)
 
   Quando a nação se desvia de Deus os profetas de Deus devem orar e pregar.
  
Israel se afastou de Deus, e Elias apareceu no cenário para confrontar o Rei, o povo, e os Profetas de Baal.

Elias não só falou aos homens, ele falou com Deus, clamando chuva para Israel.
 
  Os crentes, embora não perfeitos, podem ter vitória na oração.
  
Elias era homem sujeito às mesmas fraquezas (teve medo, fugiu, sentiu depressão, pediu para morrer), mas era justo e a oração pode muito em sua eficácia.
 
O poder da oração é o maior poder no mundo hoje. A história mostra o progresso da humanidade: poder do braço, poder do cavalo, poder da dinamite, poder da bomba atômica. Mas o maior poder é o poder da oração.
  
  Elias orou fundamentado na promessa de Deus.
  
Em I Reis 18:1 Deus disse que enviaria a chuva e em I Reis 18:41-46, Elias ora pela chuva. Não podemos separar a Palavra de Deus da oração. Em sua Palavra Deus nos dá as promessas pelas quais devemos orar.
 
E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. (I Reis 18:1)
  
I Reis 18:41-46
  
41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
  
42 E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
 
43 E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.
 
44 E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
 
45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.
 
46 E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
 
  Elias orou com persistência.
 
Muitas vezes nós fracassamos na oração porque desistimos muito cedo, no limiar da bênção.
  
  Elias orou com intensidade.
 
A palavra com “instância” (Tiago 5.17) significa que Elias orou em oração. Ele pôs o seu coração na oração.
  
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. (Tiago 5:17)
  
Devemos orar pela nação hoje, para que Deus traga convicção de pecado e um reavivamento para a igreja.
 
Em quarto lugar: Devemos orar pelos desviados. (Versículos 19-20)
  
   Devemos orar pelos membros que se desviam da verdade, da Palavra de Deus.
  
Quando um crente se desvia devemos falar de Deus para ele (Gálatas 6.1) e dele para Deus (Tiago 5.19-20). Salomão diz que “um só pecador destrói muitas coisas boas” (Eclesiastes 9.18).
  
IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. (Galatas 6:1)
 
Tiago 5:19-20

19 Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
 
20 Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.
  
Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens. (Eclesiastes 9:18).
  
Há sempre o perigo de uma pessoa se desviar de verdade. “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos” (Hebreus 2:1).
 
PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. (Hebreus 2:1).
 
O resultado desse desvio é pecado e possivelmente a morte (Tiago 5:20). O pecado na vida de um crente é pior do que na vida de um não crente.

Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5:20).
  
   Devemos ajudar os membros que se desviam da verdade.
  
Essa pessoa precisa ser “convertida”, ou seja, voltar para o caminho da verdade (Lucas 22:32).
 
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos. (Lucas 22:32).
 
Precisamos nos esforçar para salvar os perdidos. Mas também precisamos nos esforçar para restaurar os salvos que se desviam.
  
CONCLUSÃO
  
Tiago neste parágrafo deu sua última instrução: oração pelos que sofrem, pelos enfermos, e, cuidado e restauração aos que se desviam.
 
Neste parágrafo Tiago falou sobre Cinco orações Básicas:
  
a)    O Indivíduo em Oração. O Princípio Básico (Versículo 13).
 
b)    Os Presbíteros em Oração. Uma Oração Respondida (Versículos 14-15)
 
c)    Os Amigos em Oração. Um Espírito de Reconciliação (Versículo 16). A Procura por Espírito de Penitência, Espírito de Reconciliação e Espírito de Oração.
 
d)   O Profeta Em Oração. Um Agente Humano, Um Resultado Sobrenatural (Versículos 17-18).
 
e)    A Busca da Comunhão. Pastoral Cuidado e Restauração (Versículos 19-20).
 
Autor: Pastor Mathias Acácio
Formado em Bacharel em Teologia
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