01 Introdução - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Introdução
A palavra escatologia é formada de duas palavras gregas: (eschatos = último, fim) e (logo = lógos = palavra, discussão, instrução, ensino, assunto, tema).
 
Portanto escatologia é o estudo do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos dias. Várias passagens das Escrituras empregam a palavra eschatos juntamente com hmera (heméra = dia).
 
Assim temos escath hmera (eschatê heméra = último dia), usado em (João 6:39; 7:37)
 
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. (João 6:39)
 
E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. (João 7:37)
 
A primeira ocorrência se refere ao último dia da ressurreição, um dia escatológico, enquanto que a segunda apenas faz alusão ao último dia da festa de casamento.
 
Temos escatai hmerai = eschatais hemerais = últimos dias) em: (Atos 2:17) (II Timóteo 3:1) (Tiago 5:3)
 
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; (Atos 2:17)
 
SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. (II Timóteo 3:1)
 
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. (Tiago 5:3)
 
E escatou twn hemerwn = eschatou tôn hemerôn = últimos dias) em: (Hebreus.1:1)
 
HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, (Hebreus 1:1)
 
Todas estas passagens aludem ao período de tempo entre a primeira e segunda vinda de Jesus Cristo.
 
Os últimos dias iniciaram-se com a primeira vinda de Jesus Crisato que veio na "plenitude do tempo" (Gálatas 4:4)
 
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (Gálatas 4:4)
  
Pois o tempo anterior da dispensação da lei estava cumprido. (Marcos 1:15) (Lucas 16:16)
 
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1:15)
 
A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. (Lucas 16:16)
 
Estamos vivendo os últimos dias. Esse período de tempo que a Bíblia chama de últimos dias, recebe ainda outras designações, tais como:
 
"Tempo aceitável... dia da salvação" (Isaias 49:8)
 
Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas; (Isaías 49:8)
 
"Ano aceitável do Senhor" (Isaias 61:2a)
 
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; (Isaías 61:2a)
 
"Dispensação da plenitude dos tempos" (Efésios 1:10)
 
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Efésios 1:10)
 
"Dispensação da graça" (Efésios 3:2)
 
Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; (Efésios 3:2)
 
"Dispensação do mistério" (Efésios 3:9)
 
E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; (Efésios 3:9)
 
"Tempo da oportunidade", "Tempo sobremodo oportuno", "Dia da salvação" (II Coríntios 6:2)
 
(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação). (II Coríntios 6:2)
 
"Tempos oportunos" (I Timóteo 2:6)
 
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. (I Timóteo 2:6)
 
"Tempos devidos" (Tito 1:3)
 
Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador; (Tito 1:3)
 
"Hoje" (Hebreus 3:7, 15, 4:7-8)
 
7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
 
15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
 
7 Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
 
8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.
 
"Fins dos séculos" (I Coríntios 10:11)
 
Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. (I Coríntios 10:11)
 
"Última hora" (I João 2:18)
 
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. (I João 2:18)
 
A escatologia compreende dois aspectos principais: a escatologia cósmica e a escatologia individual.
 
Pretende-se em primeira instância tratar algumas das questões de referência comunal e cósmica. Por outro lado, pretende-se dar mais ênfase aos aspectos individuais da temática.
 
Neste estudo são os aspectos individuais que serão enfocados, pois são nestes elementos da temática que o indivíduo se vê em necessidade pessoal de estar relacionado devidamente com Deus.
 
A escatologia reúne um apanhado de conceitos que sofreu muita transformação ao longo do trajeto revelacional do povo de Israel. As expectativas escatológicas foram em muito modificadas através do tempo, incluindo o caso de muitas correntes que nem mantinham conceitos propriamente escatológicos.
 
Não existe um só conceito unificado e sistemático na Bíblia referente a questões de escatologia, mas vários conceitos com enfoques diferenciados. Estas diferenças se devem ao caráter progressivo da revelação em termos da escatologia.
  
Ao mesmo tempo, pode-se delinear que há em várias passagens do Antigo Testamento, da literatura judaica até o primeiro século e do Novo Testamento uma consciência “de que Deus agirá de forma decisiva no futuro,” fazendo surgir um contexto diferente e novo.
 
Em muitos casos essas conceitualizações são expressas em termos de uma volta a um tempo primordial ou ideal, como no Éden.
 
Deve-se lembrar que algumas passagens tratam assuntos tais como a ressurreição e julgamento desde perspectivas completamente distintas. Uma perspectiva trata o assunto de forma resumida como se tudo acontecesse num só instante, uma grande ressurreição e julgamento.
 
Outra perspectiva trata o conceito de forma a destacar a diferenciação temporal do indivíduo, ressurreição e julgamento para cada indivíduo no momento de sua morte física.
 
A diferença nessas perspectivas tem induzido alguns a tratarem um conceito de “estado intermediário” entre a morte e o “grande julgamento”.
 
Tudo pode não passar de perspectivas diferentes de uma mesma coisa, sem qualquer “estado intermediário”. De qualquer forma, Paulo diz em Filipenses 1:23 que partindo desta vida ele está com Cristo.
 
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:23)
 
Mesmo que haja algum estado “intermediário”, portanto, tal não vem a ser diferente do que o estado “final”.
 
No estudo da escatologia, muito tem-se dito e publicado sobre o livro de Apocalipse.
 
Grande parte dos posicionamentos referidos são simplesmente feitas em ignorância. Pode ser um tanto mais difícil determinar com precisão o que se pode dizer com certeza, mas deve ser um alerta para todo intérprete a vasta literatura que tem sido escrita e descartada, especialmente entre aqueles que querem definir com base nesta carta a predição da época e as condições do fim do mundo.
 
Vários “intérpretes” já pronunciaram erroneamente a data certa do fim do mundo. As palavras de Jesus Cristo deveriam ser o suficiente para o cristão: “Vigiai, pois ninguém sabe quando será aquele dia, a não ser o Pai”.
 
Certos assuntos não cabem ao ser humano definir. Afinal, foi para um relacionamento de fé que fomos convocados. Fé em Deus, não nas minhas definições e ilusões dogmáticas.
 
Autor: Pastor José Mathias Acácio
Formado em Bacharel em Teologia

Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo