02 - Deus Justo e Reto - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Deus Justo e Reto
  
Definição das palavras: Justo e Reto
  
JUSTO: Adj. Conforme a justiça, a razão, imparcial, reto, exato, legitimo.

RETO: Adj. Direito, que não tem curvatura, nem inflexão, que segue sempre a mesma direção.
  
TIAGO 1:17
  
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tiago 1:17)
  
Deus segue sempre a mesma direção, Ele é legítimo, criou o homem com um propósito, mesmo o homem pecando, e por causa disso ficou afastado da gloria de Deus, perdeu o direito de permanecer no jardim do Éden. (Romanos 3:23) (Genesis 3:23-24).
 
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)
  
23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
  
24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamda que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
  
Mas Deus sempre teve um proposito para o homem e logo providenciou a redenção, o resgate para homem voltar ao seu estado original de comunhão com Ele. (Gênesis 3:15)
  
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Gênesis 3:15)
 
Deus se manteve fiel a este propósito de redenção, mesmo o diabo procurando atrapalhar, fazendo com que a nação escolhida para o nascimento do Messias, por muitas vezes se desviaram dos caminhos do Senhor. (Jeremias 1:12)
 
E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (Jeremias 1:12)
 
A palavra de Deus é: Justiça, Imparcial, Legítima e segue sempre para direção para qual foi destinada. (Isaías 55:11)
  
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55:11)
  
Como lemos no versículo em: (Tiago 1:17)
 
Tudo que é bom procede de Deus, logo concluímos que; quem pratica o contrário de Justo e Reto, esta fora do contexto de Deus.
 
Em Deus não pode haver variação, nem sombra de mudança. O Sol e a Lua variam, podem ser eclipsados e deixar-nos às escuras. Não é assim com Deus, toda bênção que gozamos, devemo-la a sua bondade infalível e a sua graça e misericórdia inalteráveis. (Deuteronômio 32:4)
  
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. (Deuteronômio 32:4)
  
Neste versículo, Moisés expressa a força eterna e a imutabilidade de Deus. Isto é, Deus é verdadeiro e infalível nas suas promessas. Por mais difícil que seja a situação que possamos estar passando, devemos nos lembrar que Deus é justo e reto. (Salmos 11:7)
 
Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos. (Salmos 11:7)
  
Quando lembrarmos que Deus é justo e reto, também devemos nos lembrar, que quando criou o homem, o criou a sua imagem e semelhança. (Gênesis 1:26a)
 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26)
  
A criação do homem é, como vimos o apogeu da obra criadora de Deus. É a Trindade quem decide, sem qualquer intervenção ou consulta feita aos anjos.
  
A nossa imagem, conforme à nossa semelhança. Trata-se de uma semelhança natural e moral. Deus criou o homem justo e reto. (Eclesiastes 7:29)
  
Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias. (Eclesiastes 7:29)
 
Embora Deus tenha criado o homem moralmente correto, ele se corrompeu com a entrada do pecado em sua vida, buscando prazeres fúteis, e tendo atitudes contrarias a vontade de Deus.
 
A conclusão que podemos chegar, é que o homem, saiu do estado em que foi criado por Deus, mediante sua astúcia e vem produzindo em seu dia-a-dia, com as suas atitudes e ações a sua própria destruição. Basta que analisemos a sociedade em que vivemos, veremos que o homem vive em conflito consigo mesmo.

Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.

Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!

Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo