02 Correntes Teológicas - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Correntes Escatológicas
Entre tantas correntes teológicas, existem quatro que se destacam como as principais correntes escatológicas:
 
1.   Amilenismo:
 
Sustenta que o milênio está em curso. Começou com a ressurreição e exaltação de Cristo e criação da Igreja. Terminará com a segunda vinda do Cordeiro. Se divide em Amilenismo Clássico e Amilenismo Agostiniano.
 
2.  Pré-milenismo Histórico:

Prega que o reino milenário do Messias será implantado na terra, material, social, política e religiosamente, por ocasião de sua volta e com a ressurreição dos justos.
 
O milênio virá depois da segunda volta de Cristo, que voltará à terra depois do arrebatamento. O reino milenário terminará com a ressurreição e a condenação final dos ímpios.
 
3.  Pré-milenismo dispensacionalista, tribulacionista:
 
Ensina o arrebatamento secreto da Igreja; a volta de Cristo em dois tempos; dois distintos povos de Deus, Igreja e Israel; dois reinos; duas ou mais ressurreições; mais de um juízo.
Haverá Grande Tribulação para Israel e para o mundo que não creu na mensagem do Evangelho durante sete anos e depois Cristo retornará e dará início ao reino milenário, regendo de Jerusalém o mundo.
 
4.  Pós-milenismo:
 
Divulga um crescimento numérico e espiritual da Igreja até chegar ao ponto ideal, preconizado por Deus, quando se implantará o reino milenário do Messias cujo término se dará com a ressurreição geral, juízo final e reinado eterno de Cristo.
 
A Igreja, dizem os pós-milenistas, pela pregação do evangelho promoverá a conversão das nações e a consequente paz milenária no mundo.
 
Escatologia na Revelação.
 
A escatologia faz parte integrante e integral da revelação. Toda e qualquer solução efetiva na ordenação, correção, condução, preservação e habilitação dos eleitos possuía dimensão futura, um tipo de imagem ou esboço do que haveria de acontecer plena, definitiva e perfeitamente.
 
O conteúdo escatológico do Velho Testamento, portanto, sob o foco do Novo, pode ser fácil e claramente percebido em todos os seus principais e fundamentais eventos reveladores.
 
Autor: Pastor José Mathias Acácio
Formado em Bacharel em Teologia

Pr. Valdi G. Souza
 
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo