Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Decida servir a Deus
Daniel 1:8
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. (Daniel 1:8)
Imagine que você está dirigindo um automóvel por uma estrada fora da cidade, com muitas curvas. A cada dois ou três quilômetros você parar em um cruzamento, onde tem que decidir se continua em frente, dobra à direita ou à esquerda.
Cada decisão que você tomar afetará o seu destino. Alguns atalhos conduzirão você ao caminho original, mas muitos o levarão a lugares totalmente diferentes.
Sua vida é semelhante a essa viagem por uma estrada de muitos cruzamentos, cada decisão que você tomar repercutirá sobre você mais adiante. Medite:
1. Você acredita que deve estudar até alcançar uma boa formação?
2. Você deve relacionar-se com alguém que não seja cristão?
3. Você deve fazer determinado trabalho?
4. Você pode festejar com seus amigos e orar depois?
Todos os dias você toma decisões, algumas grandes, outras pequenas, mas cada uma é importante quando você observar qual direção que sua vida está tomando.
1. Para onde as suas decisões o têm levado?
2. Para onde o levarão as suas decisões futuras?
Se você se decidir hoje a servir a Deus, e pedir que Ele lhe ajude a tomar decisões, sua vida será totalmente diferente.
O jovem Daniel desfrutava de boa vida, mas havia grandes desafios nela. Quando seu país foi conquistado pelo império Babilônico, os jovens melhores instruídos entre os israelitas foram levados cativos para servir no palácio do rei Nabucodonosor. (Daniel 1:3-4)
3 E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
4 Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
Talvez Daniel tenha-se sentido privilegiado ao fazer parte desse grupo seleto. Estes jovens iriam estudar a língua e a ciência dos caldeus; seriam alimentados com comida da mesa do rei. Enquanto alguns dos judeus sofriam perseguições e pobreza. Daniel desfrutaria da boa vida no palácio Rei. (Dn1:5-7)
5 E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6 E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;
7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.
Mas, pouco tempo depois, Daniel percebeu que nem tudo no palácio era maravilhoso. Os alimentos da mesa do rei eram proibidos pela lei mosaica.
Obs: Teria Daniel coragem para rejeitar essa dieta tão saborosa? (Daniel 1:8)
Daniel convenceu o chefe dos eunucos que os colocassem em prova a ele e a seus três amigos hebreus, ao dar-lhes só legumes e água durante dez dias. (Daniel 1:9-16)
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber.
13 Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
14 E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
16 Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
Os servos do rei criam que a carne e o vinho os alimentariam mais do que legumes e água.
Mas depois de dez dias, os jovens israelitas pareceram mais sadios e melhor alimentados que qualquer outro dos jovens que comiam na mesa do rei.
Deus premiou a decisão de Daniel, por ele ter optado pelas leis de Deus, sem dar importância as consequências.
O que as ações de Daniel e de seus amigos demostraram acerca de seu caráter?
1º) Seja responsável
Deus honrou a integridade de Daniel e de seus amigos. Deste modo, Deus escolheu abençoar seus esforços porque eles haviam tomado a decisão de servir a Deus.(Daniel 1:17)
Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos. (Daniel 1:17)
a) Alguma vez você já pediu a Deus que lhe ajude em suas tarefas da escola?
b) Você crê que Deus está disposto a lhe ajudar em qualquer uma de suas tarefas?
Depois do tempo determinado pelo rei, Daniel e os três jovens foram levados à sua presença para serem entrevistados. (Daniel 1:18-21)
18 E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
19 E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
20 E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
21 E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro.
O rei conclui que ninguém era igual aos quatros jovens hebreus. Como haviam feito um trabalho brilhante, eles passaram a fazer parte do serviço do rei em altas posições.
Cada vez que o rei tinha perguntas que requeria uma resposta sábia ou um bom julgamento, Daniel e seus amigos davam respostas “dez vezes melhores” que os outros homens sábios do rei.
2º) Dê glória a Deus
Não era fácil trabalhar para o rei Nabucodonosor. Uma noite ele teve um sonho que “perturbou o seu espírito, e o fez perder o sono”. (Daniel 2:1)
E NO segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. (Daniel 2:1)
Naquela mesma noite ele chamou os magos e astrólogos e lhes ordenou que lhe dessem a interpretação do sonho. Como eles não conseguiram dizer que sonho o rei havia sonhado e qual era a sua interpretação, o rei ordenou que todos os sábios da Babilônia fossem assassinados.
Como Daniel era um dos sábios na corte real, foi incluído na lista dos que iriam morrer, mas Daniel interviu e pediu ao rei que lhe desse um tempo.
Então Daniel e seus amigos se uniram em oração, pedindo a Deus a revelação do sonho. Durante a noite Daniel recebeu uma resposta em visão. E louvou a Deus. (Daniel 2:16-19)
16 E Daniel entrou; e pediu ao rei que lhe desse tempo, para que lhe pudesse dar a interpretação.
17 Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros;
18 Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de Babilônia.
19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.
Quando Daniel se apresentou perante o rei com a interpretação, teve o cuidado de reconhecer a Deus como aquele que lhe havia revelado e dado à interpretação do sonho. Ele deu toda a glória a Deus. (Daniel 2:26-28)
26 Respondeu o rei, e disse a Daniel (cujo nome era Beltessazar): Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?
27 Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei;
28 Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes:
Daniel poderia ter escolhido qualquer maneira para apresentar ao rei a interpretação do sonho. Como o rei já sabia que Daniel era muito sábio, Daniel poderia ter fingido que havia obtido a resposta sozinho, e o rei teria acreditado nele.
Mas Daniel escolheu o melhor caminho. Deus o havia abençoado com grandes conhecimentos, e Daniel lhe deu a glória. Como Daniel, você também deve honrar a Deus ao contar aos outros as respostas às suas orações.
3º) Não deixe de orar
Daniel permaneceu no reino da Babilônia durante o governo de vários reis. Teve que enfrentar decisões difíceis várias vezes, mas sempre escolheu o caminho da justiça.
Quando Daniel estudou as profecias de Jeremias, soube que o tempo de Deus libertar sua nação do cativeiro estava perto (Daniel 9:1,2).
1 NO ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus,
2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Obs: Decidiu orar pelo estado espiritual de sua nação. (Daniel 9:3,4)
3 E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.
4 E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;
A oração de Daniel
Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome. (Daniel 9:19)
A oração de Daniel é um exemplo para nós, porque ela contem:
1) Adoração
2) Confissão
3) Petição por perdão
E essa ordem específica dos pedidos são modelo de uma oração agradável a Deus. É muito fácil começar com nossos pedidos, e em seguida nos esquecermos de louvar a Deus de confessar nossos pecados.
A vida de Daniel como servo sob diferentes reis pagãos na Babilônia, foi reconhecida por sua posição firme de fazer o que era justo, sem se importar com o perigo. Ele escolheu o caminho justo, mesmo que sua decisão trouxesse o castigo, ameaças e zombarias.
Ele nunca escolheu o caminho fácil, ou optou por isso.
Ele optou por escolher o caminho correto. Sua vida tornou-se um bom exemplo para nós.
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
Pr. Valdi G. Souza