03 - Deus reconhece o Justo - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Deus reconhece o justo!
A corrupção geral do gênero humano - Genesis 6:1-12
  
01 E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
  
02 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
  
03 Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
  
04 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
  
05 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
 
06 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
 
07 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
 
08 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
  
09 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
  
10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
  
11 A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
  
12 E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
  
Havia uma corrupção geral na raça humana, homens e mulheres perderam o respeito entre si e acima de tudo o temor a Deus (respeito e reconhecimento ao Criador).  A ponto de Deus dizer:
 
Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis, e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. (vers.7)
  
N.B: Este arrependimento de Deus, não significa que Deus tenha mudado de idéia. Mas sim que Deus se entristeceu. O Deus revelado nas Escrituras é capaz de sentir tristeza e de ser entristecido. Ele tem reações reais para com a conduta humana.

O arrependimento de Deus não é uma alteração quanto aos seus propósitos, e sim, uma mudança de atitude. Tal mudança, quando ocorrida no homem, usualmente implica numa mudança operada na mente, pelo que também a palavra arrependimento, na linguagem humana, representa tal mudança.
 
Deus, entretanto, nunca muda de mente: Sua mente é constante, tanto no que diz respeito ao amor, como ao que se refere a santidade. Quando o homem muda em seu comportamento, então Deus muda em sua atitude para com ele.
  
A expressão "arrependeu-se o Senhor", é simplesmente uma indicação em linguagem humana, de que a atitude de Deus para com o homem que pecar e se desviar dos seus caminhos, é necessariamente diferente da atitude de Deus para com o homem que obedecer a sua Palavra, e andar conforme os seus estatutos.
 
Observe que no versículo 5, Deus viu que a maldade do homem havia se multiplicado sobre a terra de tal maneira, que Deus toma uma decisão. Para entendermos melhor essa maldade, vamos ler com bastante atenção essa passagem em: (Romanos 1:18-32)
  
Romanos 1:18-32
  
18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
 
19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
  
20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
 
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
  
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
  
23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
  
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
 
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
  
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
  
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
  
28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
  
29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
 
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
  
31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
  
32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
 
O mundo naquela época estava adorando ídolos feitos à semelhança de homens e de animais, havia impiedade e perversão (Falta de reverência e temor a Deus, corrupção moral), uma religião impura resulta numa vida também impura.
  
Esse quadro horrível de corrupção social e moral (vícios desavergonhados e pecados anti-sociais). Nos levam a entender porque Deus se entristeceu ao olhar e ver o que estava acontecendo com os seres humanos no mundo.  
  
O juízo inevitável de Deus caiu sobre os que preferiram a razão humana, ao invés da Divina revelação, ao lermos estas duas passagens bíblicas citadas acima, e olharmos para o nosso contexto atual, a sociedade em que estamos vivendo, podemos observar que não há muita diferença, temos visto:
  
Idolatrias em geral, prostituição, adultérios, fornicação, homossexualismo, lesbianismo, sensualismo nas (roupas, gestos, músicas...), separação de casais por motivos fúteis (divórcios), abortos provocados, abuso sexual, assédio sexual e toda forma de impureza, roubo, corrupção, e enganos de todos os tipos. Daí só podemos concluir que continua havendo uma corrupção geral no gênero humano.
 
O que nós chama muita atenção nessa passagem de Gênesis 6:1-12, é que apesar de toda corrupção geral do gênero humano, no versículo 8, observamos que um homem no meio de toda esta geração corrompida, chamou a atenção de Deus de uma forma muito especial.
 
O nome desse homem era Noé. A Bíblia diz que Noé era homem justo e integro entre os seus contemporâneos, por causa dessa sua atitude, Deus reconheceu a Noé, porque ele era homem justo. (Gênesis 7:1)
 
DEPOIS disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. (Gênesis 7:1)

Preste bem atenção no que vou lhes dizer; Para que Deus olhe para nós e reconheça em nós pessoas justas e integras perante a sociedade em que vivemos, mesmo sendo uma sociedade corrompida. Será necessário, que tenhamos uma vida de verdadeiros cristãos, sendo justo e integro como foi Noé.
  
Através dos exemplos deixado por Noé, podemos aprender quais são os elementos essenciais na vida do verdadeiro cristão temente a Deus, para que possamos ser justos dentro da sociedade em que vivemos.
  
1)  Sua posição (Genesis 6:8)
  
SALVO = Sem o merecer, pelo favor de Deus.
  
08 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
  
A graça estendida a Noé, por sua vez se tornou à causa dele ser justo e perfeito entre seus contemporâneos. A escolha de Noé foi outro passo no propósito Divino da redenção do homem, e revela que esse propósito é de "graça" não merecida.
 
Precisamos ficar na posição de pessoas verdadeiramente salvas em Jesus Cristo, mesmo estando vivendo dentro de uma sociedade corrompida, onde a pessoas praticam as coisas erradas como se fossem certas.
   
2) Sua atitude e caráter (Genesis 6:9)
  
09 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
  
Noé era homem justo e integro (correto e sincero), mas embora não livre de pecado.  Fico imaginando como Noé conseguia viver no meio de uma geração tão corrompida, suportando todas as perseguições por causa da sua atitude e caráter.
  
Isto não quer dizer que Noé fosse impecável, mas que era um homem que prezava a retidão e a integridade. Seu caráter era perfeito (Significando retidão genuína), ele escolheu viver de uma maneira totalmente oposta a sociedade em que vivia.
  
Observando a sociedade que estamos vivendo atualmente, e se analisarmos com muito cuidado, veremos que não está muito diferente da sociedade da época de Noé, por isso lhe pergunto:
 
Como você tem escolhido viver?
  
Será que é conforme os padrões desse mundo?
  
A Bíblia diz para não nos conformarmos com esse mundo. (Romanos 12:2)
  
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
  
3) Seu testemunho (Genesis 6:9)
  
09 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
  
Em sua geração ou entre os seus contemporâneos, Noé era um pregador da justiça, procurava através da sua vida mostrar para as pessoas que o cercavam, a necessidade de andar com sinceridade, honestidade e sobre tudo temer a Deus. (II Pedro 2:5)
  
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; (2 Pedro 2:5)
  
Precisamos viver uma vida de testemunho real de um verdadeiro cristão, para isto Jesus Cristo nos enviou o Espirito Santo. (Atos 1:8)
  
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)
  
Se não tivermos uma vida justa e reta, perante esta geração em que vivemos, não somos testemunhas de Jesus Cristo.
  
4) Sua comunhão com Deus (Genesis 6:9)
  
09 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
  
Noé andava com Deus; andar com Deus, é ter comunhão com Ele, o amor resulta na comunhão. Por isso precisamos amar a Deus acima de qualquer coisa, e ao nosso próximo, como a nós mesmo, fazendo isto, estamos andando com Deus. (Marcos 12:30-31) (I João 4:20)
 
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
  
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
  
Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (I João 4:20)
 
Muitos cristãos têm confundido relacionamento com Deus e comunhão com Deus, dizem que aceitaram a Jesus e são filhos de Deus; mas vivem praticando na sociedade, muitas coisas que desagradam a Deus. É muito importante nós fazermos uma distinção entre nosso relacionamento e a nossa comunhão com Deus. (Tito 1:16)
  
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. (Tito 1:16)
 
RELACIONAMENTO
  
Vamos ilustrar a diferença entre nosso relacionamento com Deus e a nossa comunhão com Deus, usando a relação que existe entre pai e filho numa família; ele é filho de seu pai, porque tem a vida de seu pai nele. Por isso ele usa o nome de seu pai.
  
Mas vamos supor que o filho decida deixar sua casa e fazer coisas que dessagram, envergonham e mesmo humilham seu pai:
  
Pergunta: Ele ainda é filho de seu pai?
  
Sim, o relacionamento entre pai e filho é permanente, o relacionamento existe a despeito do comportamento do filho, mesmo que ele sai de casa e venha fazer coisas que desagradam seu pai. Assim é o nosso relacionamento com Deus nosso Pai, é permanente, nunca muda. (João 1:12)
  
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)
  
COMUNHÃO
  
No entanto, a comunhão entre eles seria quebrada. O filho para restaurar a comunhão com o pai precisaria ir ao pai e admitir que estava errado e pedir perdão.
 
Um exemplo de reconhecimento
  
Vejamos atitude do filho pródigo, quando reconheceu que havia feito algo muito errado, desagradando seu pai, decidiu retornar e pedir perdão ao pai, isso é arrependimento, desejo de restaurar a comunhão com o pai. (Lucas 15:20-24)
 
20 E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
 
21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
 
22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
 
23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
  
24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
  
Quando cremos em Jesus Cristo como nosso salvador, passamos a ser filhos de Deus. Mas quando pecamos e fazemos coisas que desagradam a Deus, nossa comunhão com Deus é interrompida.
  
Então para que nossa comunhão com Deus, seja restaurada, precisamos admitir diante dEle que erramos e aceitar Seu perdão, a partir dai, estaremos andando com Deus novamente.
  
Isso me faz lembra de um corinho que o Senhor me deu em um dia que eu estava dirigindo e pensativo nos problemas que a vida nos proporciona.
 
Deus de poder, Deus de gloria esta, pertinho de você para juntos andar, mesmo que você não esteja tão pertinho assim, Ele quer te buscar, para juntos novamente andar.
 
5) Sua conduta (Genesis 6:22)
  
Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. (Genesis 6:22)
  
Sua conduta sempre foi em consonância com a vontade revelada de Deus, Noé cumpriu tudo aquilo que Deus mandou que ele fizesse para construção da arca, mesmo que para ele aquilo parece uma loucura e mesmo contrariando o que as pessoas em sua volta estavam achado dele.
  
NB: Deus falou para Noé que mandaria um diluvio de águas sobre a terra. Choveria 40 dias e quarenta noites, como assim, se na época não havia chuva. Mas Noé não questionou a Deus, simplesmente acreditou
  
Deus anuncia o dilúvio a Noé (Genesis 6:13-17)
  
13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
  
14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
  
15 E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
  
16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.
  
17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
 
E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. (Genesis 7:12)
  
Precisamos viver de acordo com a palavra de Deus, seus mandamentos e estatutos revelados para nossas vidas nos dias atuais. Mesmo que isso pareça loucura para as pessoas que estão a nossa volta.
  
Em nossos dias encontrares muitas dificuldades para viver de uma maneira justa e reta:
  
Porque a desonestidade, corrupção, mentiras, enganos e toda sorte de maldades têm se multiplicado dia a dia nessa sociedade em que vivemos, como um vírus letal que ataca sem piedade, é como um câncer no caráter do homem que vai lhe destruindo aos poucos.
  
Só existe uma maneira para combatermos este vírus, precisamos viver e profetizar a Palavra de Deus constantemente, para podermos viver uma vida justa e integra, nessa sociedade tão perversa. Não devemos nos esquecer que Deus reconhece e sempre reconhecerá o justo.
  
Deus nos promete em sua Palavra; Bem-estar aos que evitam viver essa vida que a sociedade atual quer embutir em nós, a falta de amor, desonestidades e subornos de qualquer espécie. (Provérbios 15:27)
  
O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá. (Provérbios 15:27)
  
PARA REFLEXÃO:
  
1) O homem já não se lembra mais, como é ser imagem e semelhança de Deus.
  
2) Crescimento é necessário para podermos compreender as coisas de Deus, e viver da maneira que Ele quer.
  
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
 Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!

Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo