04 - A moralidade - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
A moralidade
I Tessalonicenses 4:3
 
Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; (I Tessalonicenses 4:3)
 
Goste ou não goste, você nasceu com uma consciência. Essa consciência é formada e modelada por muitos fatores, tais como: A família, os amigos, a sociedade e a palavra de Deus.
 
As pessoas que vivem em harmonia com sua consciência e a consciência das pessoas que as rodeiam, geralmente pensam que são pessoas “boas e moralmente corretas”.
  
a) Onde se origina sua consciência ou sentido de moralidade?
 
b) Se você é só um pedaço de algo cósmico que evoluiu do nada, como afirmam alguns cientistas, de onde vêm sua personalidade e a consciência do bem e do mal?
 
Suas respostas a estas perguntas é uma questão de fé. Você tem que crer seja em um universo que se desenvolveu por casualidade, ou em um Deus pessoal, de personalidade e caráter puro.
 
Deus é o princípio de toda moralidade. Se Ele não existisse ou não fosse verdadeiro, então poderíamos viver escravizados pelo pecado, “como todos os demais”. Mas porque Ele vive, obedecemos, felizes e convictos, os seus mandamentos. (I Pedro 1:16)
 
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16)
 
1) Nossa natureza esta contaminada com o pecado.
 
Ninguém pode parar de pensar ou de tomar decisões. Mesmo que você diga: “Eu não vou pensar”, você está pensando que não vai pensar! Então, o mais importante é canalizar seus pensamentos e tomar suas decisões na direção correta.
 
É difícil pensar corretamente e com pureza moral, porque ao nosso redor existem vozes que nos estão chamando a abandonar nossa consciência do bem e do mal.
 
A lascívia, em particular, é uma das vozes mais fortes. A lascívia sempre se jactância do prazer e esquece de mencionar a dor. (Tiago 1:14-15)
 
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
 
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Lascívia: 1. Caráter ou qualidade de lascivo. 2. Luxúria, libidinagem, sensualidade.
 
Jactância: 1. Ostentação, vanglória. 2. Arrogância. 3. Atitude presunçosa
 
Jesus Cristo sabia o que era viver em um corpo humano. A Bíblia diz que Ele foi tentado como você, mas não pecou. (Hb 4:15)

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hebreus 4:15)
 
Jesus sabia que o segredo para vencer a lascívia é deter-se antes que ela comece. A lascívia, como o câncer, começa de uma maneira sutil, dentro do nosso coração. O Senhor falou sobre esse problema: (Marcos 7:20-23)
 
20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
 
21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
 
22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. }
 
23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

2) As relações ilícitas
 
Deus criou a sexualidade humana. Mas é muito comum satanás se esforçar para tomar uma coisa boa e torna-la em algo mal
 
Os mandamentos de Deus não são para escravizar você, mas para o libertar.

Ao esperar para ter intimidade sexual só depois do casamento, você estará livre das pressões e de responsabilidades indesejáveis, ou seja, de todos os problemas de se ter relações ilícitas fora do matrimônio.
 
A melhor maneira de vencer certas tentações é fugir delas. Imagine José na casa de Potifar.
 
Ele não citou a Bíblia à esposa de Potifar quando ela tentou seduzi-lo. Ele não se ajoelhou para orar. Simplesmente fugiu.
 
Obs: Paulo também nos ensina que devemos fugir. (I Coríntios. 6:18)
 
Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18)
 
Deus considera importante que evitemos a imoralidade sexual. A Bíblia diz que é sua vontade que fujamos de tais coisas. (I Tessalonicenses 4:3-8)
 
3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
 
4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
 
5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.
 
7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
 
8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.
 
Deus ordenou que o ato sexual seja a expressão de amor mais íntima entre o marido e a mulher.
 
As relações sexuais fora do matrimônio fazem com que esse formoso presente se torne deformado e sujo. Pense no sexo como um presente especial que Deus lhe dá, acompanhado das palavras “Só deve ser aberto após o matrimônio”.
 
Ao abri-lo antes do tempo, você certamente arruinará a surpresa. Também pode causar sofrimento e, portanto, arruinar a formosura do presente que deveria permanecer intacto, se você o tivesse guardado.
 
3) A homossexualidade
 
Sodomia: 1. Relação sexual de homem com homem ou de mulher com mulher. 2. Relação de sexo anal entre um homem e uma mulher.
 
A homossexualidade é uma perversão que vem crescendo a cada dia mais e sendo aceita cada vez mais pela nossa sociedade atual.
 
O homossexualismo é a prática de um relacionamento afetivo e sexual, onde duas pessoas do mesmo sexo se envolvem em uma relação. O homossexualismo é um comportamento considerado pecado, que conduz as pessoas envolvidas a terem sérios problemas sociais e emocionais.
 
Que mundo tão triste para o homossexual! Ele age contra a natureza, além de agir contra o próprio Deus. (Levíticos 18:22)
 
Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; (Levítico 18:22)
 
Vejamos o que a Bíblia nos fala sobre isso:
 
Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles. (Levítico 20:13)
 
Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, (I Coríntios 6:9)
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, (I Timóteo 1:9)
 
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, (I Timóteo 1:10)
 
A homossexualidade não é algo com que a pessoa nasce ou com a qual fica enferma através de contágio. Começa com as decisões que as pessoas tomam.
 
Se a pessoa se opõe a não fazer caso de Deus e de Sua Palavra, ela se expõe a diferentes tipos de perversidades.
 
A falta de ensinamentos dos pais desde cedo para com os filhos, não lhes dando um direcionamento correto conforme Deus estabelceu para o homem e mulher, isso pode provocar uma confusão na mente dos filhos, e acabarem tomando decições que não são de acordo com sua natureza.
 
O perigo maior do pecado é que ele se torna sua própria recompensa. Algumas pessoas têm corrido atrás dos “rios” de pecado só para depois serem arrastadas em seu dilúvio. (Romanos 1:26-32)
 
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
 
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
 
28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
 
29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
 
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
 
31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
 
32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.
 
O mundo tortuoso é composto de pessoas que chamam ao mal, bem, e ao bem, mal. É um mundo onde as pessoas se orgulham de praticar coisas que envergonham outras.
 
Preste bem atenção, os homossexuais não estão fora da graça de Deus, mas, como todos os demais pecadores, estão as margens do inferno.
 
4) Uma vida pura em um mundo imoral
  
Ninguém pode viver uma vida pura por si mesmo. Só quando busca a ajuda de Deus e aprende a apoiar-se no poder do Espírito Santo, é que a pessoa poderá vencer.
 
Depois de se entregar a Cristo, você se tornou livre para escolher seguir as coisas do espírito e não  as da carne. (Romanos 8:2)
 
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8:2)
 
Não existe um caminho fácil para se obter a pureza moral. É necessário a dedicação sincera e amor a Deus. Você necessita de disciplina para os seus pensamentos.  
 
O mundo tenta cauterizar sua consciência moral e tirar sua pureza sexual. Os meios publicitários e seus amigos tentam “lavar” o seu cérebro, e levar você a crêr que os tempos mudaram e a lei de Deus é antiga, antiquada.
 
A única maneira de lutar contra eles é fazer o propósito de encher sua mente e vida com a pessoa de Jesus Cristo.
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo