04 - Deus Preserva o Justo - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Deus preserva o justo!
Abraão intercede junto a Deus pelos homens. (Genesis 18:22-33)
  
22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
 
23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
  
24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?
 
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
  
26 Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.
  
27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.
 
28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco.
 
29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta.
 
30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta.
  
31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte.
  
32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.
 
33 E retirou-se o SENHOR, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.
  
Deus anunciou para Abraão, a destruição de duas cidades, Sodoma e Gomorra, por causa da maldade e corrupção que predominavam nessas duas cidade. Mas Abraão se coloca na posição de intercessor pelos justos que moram nestas cidades.
  
Para que Abraão se colocasse na posição de intercessor, ele tinha algumas atitudes que são necessários para isso:
 
1) Estar na presença de Deus (Vers.22)
  
22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR.
 
2) Se aproximar de Deus (Vers.23)
                                    
23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
  
3) Reconhecer que a vontade de Deus, esta associada à justiça e à retidão (Vers.24-25)
  
24 Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela?
  
25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?
 
4) Ser justo na sociedade em que vive.
                                                   
Vamos conhecer um pouco da história desse homem que teve a coragem de se colocar diante de Deus para interceder pelos justos que estavam naquelas cidades que Deus disse que iria destruir.
 
Deus chama Abrão e lhe faz promessas (Genesis 12:1-9)
  
01 ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
 
02 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
  
03 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
  
04 Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
  
05 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
  
06 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
  
07 E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.

08 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR.
  
09 Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.
  
Agora, 2000 anos após a criação e a queda do homem, 400 anos após o dilúvio, numa terra que descambara para a idolatria e a maldade, Deus chamou Abrão para fazê-lo fundador de uma nação; com o objetivo da recuperação e a redenção do gênero humano.
 
Nessa época em que Deus chamou a Abrão, as nações não passavam de comunidades tribais, vivendo de explorar e colonizar as regiões mais favoráveis. Abrão, homem justo, crente em Deus, não idólatra, um dos poucos que ainda mantinha a tradição do monoteísmo, recebeu de Deus a promessa que seus descendentes:
   
1.  Herdariam a terra de Canaã
  
2. Torna-se-iam grande nação
  
3. E que mediante eles todas as nações seriam abençoadas
 
Será que Deus faria essas promessas a um homem que não fosse justo e reto, no meio da sociedade que vivia? Na cidade de Ur dos Caudeus, onde nasceu Abrão, a idolatria reinava.
 
Ur dos Caudeus ficava na terra de Babilônia, e os Babilônicos possuíam muitos deuses e deusas. Adoravam o fogo, o Sol, a Lua, as Estrelas e varias forças da natureza.  Com tudo isso, Abrão cria em um só Deus, mesmo o seu pai também sendo idólatra. (Josué 24:2)
 
Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses. (Josué 24:2)
  
Nós precisamos trazer para os nossos dias atuais, os exemplos dados por estes grandes homens de Deus, Noé e Abraão. Que apesar da idolatria e a corrupção que havia na sociedade em que viviam, se mantiveram fiéis a Deus, (Justo e Reto) suportando todo o tipo de perseguições para os forçar a negar sua fé.

Quando Deus anunciou a Abraão, que iria destruir Sodoma e Gomorra, Abraão questionou a Deus dizendo: Destruirás o justo com o ímpio? (vers.23).
 
23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?
                                                                                      
Abraão tinha uma clara concepção sobre o caráter moral de Deus, ele sabia que Deus é um juiz justo.
 
Ao interceder pela salvação dos justos, Abraão pensava em termos de comunidade ou quantidade (50, 45, 40, 35,...). Mas a salvação de Deus opera em termos de indivíduos.
  
Observação: Não adianta a minha mãe aceitar a Jesus para me salvar, eu aceitar a Jesus para salvar o meus filhos, ou salvar um vizinho, um colega...
  
A salvação é pessoal, individual e intransferível. Para que a graça salvadora recaia sobre as nossas vidas, precisa que cada um de nós, voluntariamente, nos entreguemos ao Senhor Jesus Cristo.
 
As cidades já estavam condenadas para destruição, mas Abraão demonstrou preocupação para com as pessoas, e Ló era uma dessas pessoas. Deus foi gracioso com quem era justo, e mostrou isso na salvação de Ló e sua família.
 
Devemos sempre nos lembrar que Deus preserva o justo, e que Jesus vive e intercede por nós, diante do Pai. (Romanos 8:34)
                                           
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:34)                                                                                                                                  
 
Quando aceitamos a Jesus Cristo, como nosso único e suficiente salvador, somos justificados por Ele. E é Ele quem nos capacita para vivermos uma vida justa também perante a sociedade em que vivemos.
  
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!

 
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo