04 Tipos de interpretação da escatologia - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

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Tipos de interpretação da Escatologia Apocalíptica
 
Quando se fala em palavra profética, logo vem à mente a impressão de pessoas entregando profecia, ou revelações.
 
Porém quando falamos em estudos da Palavra Profética, referimo-nos a profecia bíblica, revelada nela o futuro. Estudar as profecias bíblicas é estar atento ao programa de Deus em relação a Israel, a Igreja e as Nações.
 
Qualquer pessoa pode entender os acontecimentos importantes da profecia bíblica, se dedicar um pouco de seu tempo comparando texto com texto, evitando a tentação de espiritualizar qualquer coisa que, de início, pareça complexa.
 
Uma boa regra de ouro da interpretação bíblica: “Quando o pleno entendimento da Escritura forma o sentido comum, não procure outro, mas tome cada palavra em seu principal significado literal, a menos que os fatos do contexto imediato indiquem claramente outro sentido” (Dr. David L. Cooper).
 
1.  Tipos básicos de interpretação.
  
a) Interpretação Futurista
 
Esta interpretação coloca as profecias do livro de Apocalipse como fatos que ainda não se cumpriram. Tais profecias começam no capítulo quatro em diante.
 
Esta interpretação foi a mesma que a igreja primitiva usou durante sua história evangelística, desde o momento dos apóstolos que estavam com Jesus Cristo até o século IV.
 
Esta interpretação toma como regra o sentido literal das profecias, a menos que os fatos demonstrem o contrário.
 
Esta é a única interpretação considerada aceitável para o livro do Apocalipse.
 
b) Interpretação Histórica
 
Esta interpretação toma como base que os fatos que João descrevia tinham lugar durante a história da igreja e insinua que todos os fatos já teriam acontecido quando olhamos para trás na história da humanidade.
 
Obviamente, seria muito difícil encaixar TODAS as profecias do livro de Apocalipse em fatos históricos que já aconteceram. Simplesmente, isto faz com que esta interpretação não tenha fundamento.
 
c)  Interpretação Espiritualista ou Simbólica.
 
Existe uma interpretação que considera todo o conteúdo do livro em sentido figurado (ou até metafórico).
 
Esta interpretação supõe que João estaria falando de um conflito espiritual e não de uma experiência física e real.
 
Esta interpretação tem sempre a tendência de considerar que o mundo estaria cada vez melhor e que estaríamos todos ingressando em um novo reino e que as profecias seriam apenas o conflito espiritual pessoal de João.
 
Porém, todos os acontecimentos dos séculos XX e XXI mostram que o mundo tem somente piorado, promovendo uma verdadeira degeneração da raça humana. Isto prova que esta interpretação não tem fundamento.
 
d) Interpretação Preterista
 
Esta interpretação considera que João teria escrito Apocalipse antes da destruição do Templo em 70 d.C. e que estas profecias seriam fatos que aconteceram na mesma época de quando o livro foi escrito.
 
Esta posição é praticamente insustentável, porque basta retrocedermos na história, tentando encaixar os eventos de Apocalipse que veremos que as profecias ainda não aconteceram.
 
Nem mesmo os imperadores romanos, conhecidos por sua maldade, se encaixariam no perfil descrito para o anticristo.
 
Também vemos que a profecia da profanação do Templo descrita em II Tessalonicenses 2:3-4 ainda não aconteceu.
 
3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
 
4 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
 
Portanto, vemos que a única interpretação aceitável para o livro de Apocalipse é a futurista.
  
2.  Como interpretar a Profecia Bíblica
 
a) Cumprimento Pleno ou Literal.
 
Cumprindo-se da mesma forma em que está escrito.
 
b) Cumprimento Progressivo ou Parentético.
 
A profecia bíblica é progressiva, cumprindo-se muitas vezes aos poucos. Exemplo:
 
1. O nascimento de Jesus Cristo, inicia-se com a Palavra Profética do próprio Deus, profecia em: (Gênesis 3:15)
 
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. (Genesis 3:15)
 
2. Indo até a profecia de Miquéias 5:2
 
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miquéias 5:2)
 
3. Promessa feita a Davi (II Samuel 7:12-16)
 
12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
 
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
 
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
 
15 Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
  
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
 
4.  Teve cumprimento parcial em Salomão e será reedificado na volta do Senhor (Atos 15:16)
 
Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. (Atos 15:16)
 
c) Cumprimento Duplo.
 
Algumas profecias têm o seu cumprimento cabal num determinado tempo e depois é repetida cabalmente em outra ocasião.
 
Chamado a isso de Dualismo profético. Exemplo: A profecia registrada em: (Isaias 7:14), se cumpriu naquela época com o Rei Acaz.
 
Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. (Isaias 7:14)
 
E, setecentos anos mais tarde se cumpre cabalmente em Cristo Jesus (Mateus 1:22-23).
 
22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
 
23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
 
Uma dificuldade na exposição de textos proféticos encontra-se nas profecias simbólicas (Malaquias 4:4-5) (Gênesis 2:16) (Mateus 2:15)
 
4 Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
 
5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;
 
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, (Gênesis 2:16)
 
E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. (Mateus 2:15)
 
Autor: Pastor José Mathias Acácio
Formado em Bacharel em Teologia
 
Pr. Valdi G. Souza
 
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