Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O justo será reconhecido!
O justo é reconhecido na sociedade em que vive, através de suas ações e atitudes.
Davi poupa a vida de Saul - I Samuel 24:1-22
1 E SUCEDEU que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.
2 Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas.
3 E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna.
4 Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.
5 Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.
6 E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
7 E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.
8 Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.
9 E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal?
10 Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.
11 Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.
12 Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti.
13 Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade; porém a minha mão não será contra ti.
14 Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga?
15 O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão.
16 E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a sua voz e chorou.
17 E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal.
18 E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o SENHOR me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste.
19 Porque, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixaria ir por bom caminho? O SENHOR, pois, te pague com bem, por isso que hoje me fizeste.
20 Agora, pois, eis que bem sei que certamente hás de reinar, e que o reino de Israel há de ser firme na tua mão.
21 Portanto agora jura-me pelo SENHOR que não desarraigarás a minha descendência depois de mim, nem desfarás o meu nome da casa de meu pai.
22 Então jurou Davi a Saul. E foi Saul para a sua casa; porém Davi e os seus homens subiram ao lugar forte.
A pessoa que procura andar em integridade e retidão dentro da sociedade, com certeza será reconhecido em suas ações e atitudes; Podemos observar nos versículos acima citados, que o rei Saul intentou matar a Davi, por causa das calunias que foram levantadas contra ele.
Mas o próprio rei Saul reconheceu que Davi era um homem justo, que procurava fazer sempre o bem. Mesmo tendo a vida do rei Saul em suas mão, Davi não deu ouvidos aos argumentos de seus homens, que diziam que Deus tinha colocado o rei Saul nas mãos de Davi, para que o matasse e tomasse o reino a força.
Mas a integridade de Davi, (Que já tinha a unção de Deus sobre sua vida) não permitiu que ele agisse dessa maneira, pois dos ímpios procede a impiedade. (Vers. 13)
Na sociedade que estamos vivendo hoje, muitos tem aceitado os argumentos que o diabo tem lançado através de amigos, parentes, aceitando conselhos de ímpios, para fazer coisas que contrariam a palavra de Deus, por isso, estas pessoas não são felizes.
Muitos até pensam que são felizes por terem uma certa prosperidade material, mas no fundo do homem interior, existe um grande vazio, falta a verdadeira felicidade que somente Jesus Cristo pode nos proporcionar. (Salmos 1:1-6)
A felicidade dos justos e o castigo dos ímpios
1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Observe que Davi questiona com o rei Saul, porque ele estava dando ouvidos para os caluniadores que falavam coisas para que eles entrassem em contenda. (Vers. 9)
Preste bem atenção, os caluniadores são os piores inimigos no relacionamento dos seres humanos, a calunia atinge somente os íntegros e justos, porque pessoas que não tem integridade, já estão denegridas por natureza.
Vejamos alguns exemplos:
1) Davi foi caluniado. (I Samuel 24:9)
E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? (I Samuel 24:9)
2) Jó foi caluniado. (Jó 1:11 e 2:4-5)
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. (Jó 1:11)
Jó 2:4-5
4 Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
3) Jesus Cristo foi caluniado. (Mateus 12:24)
Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. (Mateus 12:24)
4) Os cristão são caluniados. (Romanos 3:8) – (I Pedro 3:16)
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. (Romanos 3:8)
Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo. (I Pedro 3:16)
Cuidado, os caluniadores não habitaram no tabernáculo do Senhor. (Salmos 15:1-5)
O verdadeiro cidadão dos céus
1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
O justo para ser reconhecido na sociedade em que vive, precisa em primeiro lugar ter uma intima comunhão com Deus.
Este breve poema do Salmo 15, expressa os ideais que o salmista Davi acreditava que Deus espera da parte daqueles que desejam alcançar um lugar o Seu reino.
O caráter irrepreensível retratado no salmo 15, é medido apenas pela conduta pessoal e social, isto é, o padrão é puramente ético (Moral).
Os versículos do salmo 15 apresentam o tema do poema, isto é, a aspiração mais alta do homem piedoso; por outro lado, consiste em ter uma liberdade de acesso a presença de Deus.
E por outro lado, também consiste em ter uma segurança duradoura no meio das circunstancias aparentemente casuais de modo que, como homem justo, ele nunca seja movido pela malícia tramada pelos injustos.
a) Conduta pessoal. (vers. 2-3)
O homem justo, ele é irrepreensível na forma de viver. (Genesis 6:9 e 17:1)
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. (Gênesis 6:9)
SENDO, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. (Genesis 17:1)
Sustentando ativamente um procedimento de vida que seja reto em todas as atividades, situações e transações, inteiramente livre da duplicidade, porque o seu coração está posto na verdade e justiça. (Provérbios 11:1)
BALANÇA enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer. (Provérbios 11:1)
O homem que tem uma conduta pessoal baseada no salmo 15, ele não difama (Vers. 3a), isto é, grosseiro e falhos de cortesia na sua fala; Tem todo cuidado em evitar a mera murmuração.
Nunca tirando vantagens de um semelhante seu (Vers.3b), cuidadoso em não entristecer os seus amigos, por meio de conversas idiotas e destrutivas, de fatos, a respeito de coisas que praticaram e que desde então se lamentam (Vers. 3c)
b) Conduta social. (Vers. 4-5)
O justo vive dentro da sociedade com características pessoais positivas do caráter ideal. Em virtude de haver dois caminhos na vida, ele tem o cuidado em avaliar as pessoas antes pelos padrões de moral do que por quaisquer outros fatores.
O homem justo reprova energicamente um companheiro por falta de humildade perante Deus e respeita qualquer homem que honra a Deus. (Salmos 131:1)
A humildade é a virtude pela qual se reconhece os defeitos e o preparar necessário para aceitar a ajuda de Deus para uma mudança de posição, confesse seus pecados para receber o perdão, e obtém-se uma mente simples para ser dirigida pela sabedoria de Divina.
O homem justo sabe cumprir com os seus deveres perante a sociedade, porque quando ele empenha sua palavra, por mais penosa que seja, não abdica da sua responsabilidade.
E também não oprimi o outro, nem reclama quando os negócios se voltam contra si, e também em circunstancias nenhuma se verá preso a corrupção da justiça pelo suborno, muito menos se a causa parecer prejudicar ao seu próximo.
Também não terá usura, isto é, emprestar com juros e mais particularmente, juros elevados que venha explorar ao próximo. (Levíticos 25:35-38) (Provérbios 28:8)
35 E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino viverá contigo.
36 Não tomarás dele juros, nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo.
37 Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse.
38 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser vosso Deus.
O que aumenta os seus bens com usura e ganância ajunta-os para o que se compadece do pobre. (Provérbios 28:8)
O verdadeiro justo (na sociedade), desfrutará de segurança, tranquilidade, estabilidade e será com certeza reconhecido em suas ações, porque ele é correto em ações e palavras, atitudes e finanças.
Tais qualidades em nossos dias, não são naturais nos homens, mas aquele que teme a Deus, com certeza Deus lhe dará estas qualidades.
Espero que, após terminar de ler este estudo sirva para uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
Pr. Valdi G. Souza