05 Formas de interpretaçao da Bíblia - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Formas de interpretação da Bíblia
 
1.   Alegórico

Através deste método as escrituras podem ser interpretadas de acordo com a mente do interprete, ficando submissa a seus costumes, meios sociais em que vive, educação, alegoria no sentido exato da palavra significa:
 
Exposição de um pensamento sob forma figurada; Que representa uma coisa para dar ideia a outra.
 
Uma parte das Escrituras divinas interpretadas por este método de interpretação correrá sérios riscos de se fazer o desejo do interprete e não a de Deus, visto que a alegoria da lugar a mente humana e não a vontade de Deus, e a conclusão deste sistema de interpretação não condiz com a bíblia.
 
2.  Literal

A definição para este modo de interpretação é a seguinte:
 
Conforme a letra do texto, sujeito ao rigor das palavras.
 
Esta forma de interpretação das escrituras sagradas é mais aceita no meio cristão, por vários motivos:
 
1. Este sistema de interpretação é a maneira aceita em todas as línguas, povos e nações;
 
2. As Escrituras sagradas só fazem sentido se interpretadas de forma literal;
 
3. Esta forma de interpretação respeita as parábolas, sonhos e simbologia;
 
4. No sentido literal de interpretação é possível fazer comparações com outros textos das santas Escrituras;
 
5. Esta forma de interpretação considera todo o contexto e não só uma parte do texto isolado das demais;
 
6. O Senhor Jesus, os profetas e apóstolos utilizaram esta forma de interpretação das escrituras divinas.
 
a) Jonas passou três dias dentro do peixe
 
Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. (Jonas 1:17)
 
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. (Mateus 12:40)
 
b) Jesus entra em Jerusalém montado num jumentinho
 
Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. (Zacarias 9:9)
 
Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos. (Mateus 21:2)
 
c)  A pedra de Sião, quem nela crer não será confundido.
 
Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. (Isaias 28:16)
  
Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? (Mateus 21:42)
 
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (Efésios 2:20)
 
d) A seca dos tempos de Elias.
 
ENTÃO Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. (I Reis 17:1)
 
Tiago 5:17-18
 
17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
 
18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
 
e)  O dilúvio sobre a terra nos tempos de Noé.  
 
Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. (Gênesis 7:4)
  
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:7)
 
E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; (II Pedro 2:5)
  
f)   A passagem de Israel pelo mar vermelho
 
Êxodo 14:21-22
 
21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
 
22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
 
Salmos 136:13-15
 
13 Aquele que dividiu o Mar Vermelho em duas partes; porque a sua benignidade dura para sempre;
 
14 E fez passar Israel pelo meio dele; porque a sua benignidade dura para sempre;
  
g)  Israel no cativeiro Babilônico de 70 anos
 
Jeremias 25:11-12
 
11 E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos.
 
12 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.
 
No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. (Daniel 9:2)
 
Como demonstramos, os profetas, os apóstolos, e até mesmo o Senhor Jesus Cristo utilizaram o método literal para interpretar as escrituras sagradas, e se eles utilizaram este método, porque iremos nós desprezá-lo, pelo contrário, devemos seguir o bom exemplo deixado pelo Senhor.
 
Pelo sentido alegórico alguém poderia interpretar o texto em que Israel passou pelo mar vermelho, dizendo que Israel venceu os problemas, que Deus ao invés de abrir o mar vermelho, deu passagem para Israel atravessar seu caminho, vencendo assim seus problemas, e que o mar vermelho nunca se abriu literalmente.
 
O fato de comparar a passagem pelo mar vermelho com as pessoas vencerem seus problemas, pode até ser aceito como uma comparação, isto poderia ser aceito numa mensagem, onde o pregador quer mostrar para a igreja e seus ouvintes que assim como Israel passou pelo mar vermelho, nós também podemos passar pelos nossos problemas, pois Deus dará o escape a qualquer mar de problemas.
 
Mas só uma comparação, mas no sentido teológico não podemos crer desta forma, temos que crer sim que o mar vermelho se abriu e Israel passou a seco pelo meio do mar.
 
O sentido literal interpreta da mesma forma em que foi escrita, o povo de Israel passou sim pelo mar vermelho, como vemos não dá para aceitar a forma alegórica de interpretação das sagradas Escrituras.
 
Pois como demonstramos neste exemplo, como ficaria em relação ao arrebatamento da igreja, alguém poderia usar simbologia e não crer que a igreja de fato será arrebatada aos céus, e com relação ao reinado de Cristo no milênio, de forma alegórica poderá alguém crer que Cristo nunca reinará neste mundo, mas somente no coração dos homens, e ai que a forma de estudar a Bíblia pode fazer diferença.
 
Pela forma literal de interpretação, aprendemos que o objetivo de Deus para com a nação de Israel, é completamente diferente de seus objetivos com a igreja.
 
Por isso devemos aprender a não confundir Israel com igreja, e uma coisa está muito clara nas Escrituras sagradas, nos tempos passados, antes do nascimento de Jesus Cristo, Deus trabalhava com a salvação do povo judeu, enquanto que os gentios estavam um tanto esquecidos, havendo salvação aos gentios em casos isolados.
 
Porém após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus tem oferecido salvação somente aos gentios, que salvos se tornam-se a igreja de Jesus Cristo, onde acontece a conversão de alguns judeus, porém em casos isolados, ou seja, Deus nunca trabalhou com os gentios e Israel ao mesmo tempo, e assim acontecerá também na grande tribulação, ao se completar a plenitude dos gentios, Deus voltará a lidar com o povo Judeu. (Romanos 11:25-26)
 
25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
 
26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.
  
É dado esta pequena introdução às formas de interpretação das escrituras sagradas, seguidas de alguns exemplos, para demonstrar a forma utilizada para interpretação deste estudo, onde embora a mente humana seja importante para o conhecimento dos acontecimentos futuros, acredito que as escrituras se discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14)
 
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (I Coríntios 2:14)
 
Pois não foram escritas pela vontade dos homens, mas os homens que as escreveram, foram inspirados pelo Espírito Santo. (II Pedro 1:21)
  
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. (II Pedro 1:21)
 
Por isso sua interpretação, não deve ser realizado pela mente humana, mas sim pela vontade de Deus, pelos métodos utilizados pelo Senhor Jesus, o nosso salvador.
 
Autor: Pastor José Mathias Acácio
Formado em Bacharel em Teologia

Pr. Valdi G. Souza
 
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo