06 - As pressões mundanas - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
As pressões mundanas
I João 4:4
 
Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. (1 João 4:4)
 
Todos gostariam de sair de férias para um lugar onde o clima e as pessoas fossem ideais.
 
Imagine!
 
As agências de viagens poderiam fazer promoções para esse lugar como um local onde não há divórcios, prisões ou hospitais, onde não existe necessidade de policiais. Poderiam orgulhar-se de que não existem drogas. Álcool ou pornografia.
 
Mas em pouco tempo as pessoas despertariam  para a realidade. Nesta vida, tais lugares ideias só existem em sonhos ou na televisão. Com os seus olhos você pode olhar ao redor e ver os problemas causados pela natureza caída do homem.
 
Em um mundo real, onde existem tensões e problemas, as pessoas estão procurando enfrentar esses problemas de uma maneira errada, lamentavelmente, muitos fazem uso de ajudas enganosas, como o álcool e as drogas.
 
1) Escravidão através das drogas
 
Por que as pessoas usam drogas?
 
Muitos livros têm sido escritos para responder esta pergunta. Sabe-se hoje que certos padrões de comportamento levam as pessoas ao uso de drogas.
 
Muitas pessoas começam a usar drogas devido à influência das amizades.
 
Muitos  jovens cristãos costumam dizer: “eu nunca usarei drogas.” Porém, ao conviver com amigos que as usam, é muito provável que eles também passem a “experimentá-las”.
 
Quão importante é você escolher suas amizades sabiamente!
 
Muitos jovens começam a usar drogas “para divertir-se”. Eles dizem: “Merecemos passar uma boa temporada nesta vida.
 
Deste modo, por que não desfrutar  “delas” . Tal atitude egoísta, que só busca o prazer, tem levado muitos jovens à escravidão dos vícios. Muitas pessoas têm visto tristemente seu testemunho cristão ser destruído por elas terem buscado o “prazer” em lugar de buscar a Deus.
 
Muitos usam as drogas como maneira de escapar às muitas tensões e ao desespero. Para os que  usam, as drogas oferecem um refúgio aparentemente seguro das duras realidades da vida.
 
Deus sabe que o ser humano necessita de refúgio, mas não aprova que o ser humano busque esse refúgio nas drogas. (Salmos 9:9), (I Coríntios. 6:12-13)
 
O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. (Salmos 9:9)
 
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12)
 
Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. (1 Coríntios 6:13)
 
Como cristão você pode entender com o seu coração compassivo. como as pessoas se destroem usando drogas.
 
Mas você não pode ver e aceitar isso como “uma maneira diferente de viver”.
 
Satanás não oferece outra maneira de viver, só oferece “maneiras de morrer”. (Romanos 6:16)
 
Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:16)
  
As pessoas que usam drogas tornam-se dependentes delas, e esse uso frequente resulta em uma dependência total, a dependência é uma questão da mente. As drogas iludem as pessoas, levando-as a pensar que são a única maneira de se ter prazer ou de se desfrutar da vida.
 
As pessoas que pensam desta maneira tornam-se escravas das drogas. Elas se transformam nos elos de uma corrente muito forte que só pode ser rompida pelo poder de Jesus Cristo.
 
Louvado seja Deus pelos testemunhos dos que têm sido libertos do poder das drogas.
 
Nota: Porém, o testemunho maior é o que é dado por aqueles que escolheram não usarem drogas.
 
São dignos de admiração os que se têm mostrado suficientemente firmes com Deus para dizer “não” às drogas e “sim” a Deus.
 
2) Os perigos do álcool
  
A Bíblia tem muito que dizer acerca de temas como o álcool, o vinho e a embriaguez.
 
Para cada coisa boa que Deus cria, Satanás produz uma imitação maléfica. Deus proporciona gozo e paz, e permite que você tenha com outros cristãos. Mas Satanás não proporciona verdadeiro prazer e paz; ele tenta enganar as pessoas.
 
Diz que o prazer vem dos vícios, hoje em dia a imitação que satanás oferece para o chamado “companheirismo” são as festas e os lugares onde se bebe álcool e consomem drogas.
 
Mas você pode desviar dessas mentiras ao buscar aquele que proporciona a verdadeira paz.
 
As consequências apresentadas na vida daqueles que bebem provam veementemente que o álcool é um engano. (Provérbios 20:1)
 
O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio. (Provérbios 20:1)
 
Beber não é um passatempo inocente. O álcool e a maioria das drogas podem criar dependência física e psicológica. A bebida é um caminho que pode levar mais cedo à sepultura.
 
Andar com seus amigos bebendo álcool nas festas não é uma maneira sábia de você aproveitar bem a sua mocidade.

A plenitude do Espírito Santo e o companheirismo com os cristãos são a verdadeira fonte de contentamento e de bons momentos. (Efésios. 5:18)
 
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; (Efésios 5:18)
 
3) Você não está só
 
Reconheça que é muito difícil resistir às más influências de seus amigos, ninguém gosta de ser considerado um “antiquado”. Você não gosta de ser alvo de comentários ou brincadeiras que o classificam de chato ou esquisito.
 
Muitas vezes o grupo de amigos que você pertence está agindo mal, mas saiba que Deus ajuda as pessoas que têm coragem de ir contra a maioria. Só porque todos os demais estão fazendo, não quer dizer que a coisa seja correta.
 
Através da Bíblia, cada grande homem ou mulher de Deus teve que manter-se firme no que criam. Muitas vezes suas convicções fizeram com que eles fossem mal entendidos, sofressem zombarias e até fossem assassinados.
 
A maioria das pessoas hoje em dia não tem respostas para os problemas da vida. As drogas, o álcool e as festas são usados para preencher o vazio de perguntas não respondidas:
 
a) Porque estou aqui?
b) O que é a vida?
c)  Como posso ser verdadeiramente feliz?
 
Não ter resposta é ser como um pedaço de madeira que flutua à deriva no mar.
 
Se você é um cristão, tem razões de sobra para permanecer firme. Alguns podem rir de você, mas a maioria das pessoas o respeita e quer saber porque você conduz a sua vida assim.
 
Você faz parte do grupo de jovens e de adolecentes que não se envergonham de viver a vida cristã e sabem o que são e porque estão aqui. Mesmo que você tenha muitos problemas nesta vida, você tem respostas bíblicas e verdadeiras para solucioná-los.
 
Outra coisa que você deve levar em conta é o efeito que sua vida pode ter sobre outras pessoas, não existe algo como ser um “efeito neutro” ou não ter nenhum efeito. Outros  se distanciarão ou se aproximarão de Deus por suas atitudes e ações. (Atos 1:8)
 
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)
 
Alguns jovens cristãos estão tentado apresentar justificativas para as bebidas e as drogas.
 
Eles querem fazer parte da Família Cristã e ao mesmo tempo estar no mundo, a única coisa que este tipo de vida produz é confusão culpa e ansiedade. (Oseias 8:7)

Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros. (Oséias 8:7)
 
A Bíblia diz que quem semeia vento (uma vida pecaminosa), colhe tempestade, e a maneira bíblica de dizer que o pecado distancia você de Deus.

Se você receber Jesus Cristo em sua vida. Ele promete nunca lhe deixar ou desamparar. Ele quer lhe dar poder para você se libertar da tentação do uso do álcool e das drogas.

Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo