06 Suborno e corrupção destrói o justo - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O que pode destruir o justo?
Suborno e corrupção destrói o justo - Jeremias 17:9-11
 
09 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
  
10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
 
11 Como a perdiz, que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias as deixará, e no seu fim será um insensato.
  
Este tema, é muito importante e devemos analisar com muito cuidado, porque o suborno ou corrupção, é um vírus letal que esta atuando em todos os segmentos da nossa sociedade.
  
E todos os cristãos estão sendo desafiados por este vírus. O maior desafio que um cristão tem enfrentado é: O de ser uma testemunha fiel de Nosso Senhor Jesus Cristo, e viver com dignidade e integridade a vida cristã. (Atos 1:8)
  
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)

Infelizmente, temos visto em nossos dias que muitos líderes evangélicos, homens que são responsáveis por conduzir o rebanho de Jesus, nesta sociedade corrompida; Tem permitido que este vírus se espalhe dentro das igrejas evangélicas, contaminando as ovelhas, com ensinamentos que contrariam a palavra de Deus.
  
Este é um assunto que não é muito abordado nos púlpitos, e tão pouco nas salas de aulas, onde se ensina a palavra de Deus, e se possível procuram até evitar falar sobre este tema. Porque é uma área que exige muito do cristão que deseja viver uma vida justa e correta perante nossa sociedade corrompida.
  
Temos observado que dentro das igrejas evangélicas, (Sem querer generalizar) os padrões que esta sociedade corrompida tem nos ensinado, para alcançarmos ou atingirmos os nossos objetivos são através de: Suborno, troca de favores, o famoso jeitinho brasileiro...
  
O pior é que essas práticas tem sido aceitas como se não fosse nada de mais o cristão participar.
  
Eu me lembro quando ainda não tinha aceitado a Jesus Cristo como salvador, e me considerava Católico apostólico romano, cultuava as imagens, que a igreja apregoa como um deus (santos).
  
Mas dentro desta minha religião, me era negado o direito de conhecer a palavra de Deus, plenamente como esta escrito na Bíblia. Certa vez me disseram que na Bíblia estava escrito que: (Êxodo 20:1-5)
  
01 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
  
02 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
  
03 Não terás outros deuses diante de mim.
  
04 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
  
05 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
  
Eu nunca tinha ouvido nenhum padre pregar sobre esta passagem. Sabe porque? Porque isto iria contra o que eles ensinavam que os fieis praticassem. A Bíblia nos faz uma séria advertência, sobre o omitir ou acrescentar à palavra de Deus:
  
Mateus 5:17-20
  
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
  
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
  
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
  
23 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
  
Apocalipse 22:18-19
  
18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
  
19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
 
Hoje em dia, este tema tem sido omitido por alguns pregadores, porque temos observado que dentro das igrejas, o suborno, o quebra galho, os favores políticos em troca de voto; tem sido usado como forma para se adquirir bens materiais para o "crescimento dos templos", para se adorar a Deus. Como se Deus, fosse incapaz de suprir todas as nossas necessidades. (Filipenses 4:19)
 
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)
 
Muitos dizem que é normal usarmos dos artifícios que o mundo nos oferece, agirmos da maneira que o mundo age. Afinal de contas é para o bem da obra de Deus. Mas a Bíblia é bem clara quando nos diz:
  
Não devemos tomar a forma do mundo, mas sim tomar a forma da palavra de Deus, para alcançarmos a perfeita vontade do Pai. (Romanos 12:2)
  
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
 
Nós estamos vivendo em um país em que a corrupção tem predominado, vários escândalos já presenciamos através dos jornais e televisão. Envolvendo homens que ocupam cargos de suma importância para a nação. Isto tem trazido muita tristeza para o povo, precisamos orar para que Deus venha ser o Senhor desta nação. (Salmos 33:12)
  
Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. (Salmos 33:12)
  
Obs: Vamos analisar o que a bíblia fala sobre o suborno:
  
1) Definição das palavras suborno e subornar:
  
Suborno = s.m Ação ou efeito de subornar.
  
Subornar = v.t. Induzir com ofertas (Dinheiro, objetos, favores...)
  
Suborno:  A raiz desta palavra significa "dar presentes", em troca de favores, alianças políticas...
  
Isto é uma coisa muito comum na nossa sociedade, podemos observar como os partidos que estão no poder, usam dessas alianças para serem favorecidos dentro da Câmara e Senado, e no meio empresarial, como também na nossa vida secular, usa-se muito a gorjeta para perverter justiça.
 
Na Bíblia podemos observar que alguns reis usaram desses artifícios, fazendo alianças com reis de outras nações, enviando-lhes presentes. Porque o presente é como mágica, que encanta os olhos. (Provérbios 17:8)
  
O presente é, aos olhos dos que o recebem, como pedra preciosa; para onde quer que se volte servirá de proveito. (Provérbios 17:8)
  
I Reis 15:19
 
Haja acordo entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai; eis que te mando um presente, prata e ouro; vai, e anula o teu acordo com Baasa, rei de Israel, para que se retire de sobre mim. (1 Reis 15:19)
 
II Ris 16:8
 
E tomou Acaz a prata e o ouro que se achou na casa do SENHOR, e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria. (2 Reis 16:8)
  
Vamos ver agora, alguns exemplos de suborno e corrupção, muito usado em nossa sociedade.
  
a) Multa de transito (Para bloquear no computador)
 
b)  Cata de motorista (Quebra galho para passar)
 
c)  Imposto em geral
 
d) Comissão para comprador de firma (Para favorecer na aprovação do orçamento)
 
e) Favores de políticos em campanha (Vender o voto)
 
f) Gorjeta para o guarda não multar
 
g) Juízes que favorecem os ricos
  
Todas as pessoas que praticam esses tipos de suborno, ou qualquer outro tem suas mãos contaminadas. (Salmos 26:10)
  
Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos. (Salmos 26:10)
  
O suborno pode proporcionar uma aparente prosperidade, mas as pessoas que usam esse recurso, são perversas e tem sua conduta moral denegrida, perante a parcela da sociedade, que ainda procura viver de conformidade com a palavra de Deus. O uso de tal recurso certamente deve ser condenado. (Provérbios 17:23)
  
O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça. (Provérbios 17:23)
  
Êxodo 23:8
 
Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos. (Êxodo 23:8)
  
O presente (suborno) de qualquer espécie, cega quem tem vista, e corrompe a palavra dos justos.
  
Quando eu ainda não era cristão, estava estudando para tirar carta de motorista; Na auto escola eles me orientaram que havia necessidade de dar um quebra galho, para os fiscais do Detran, caso contrário, seria reprovado.
  
Quando fui fazer os exames, de motor e prático (direção), os fiscais fizeram vistas grossa para os meus erros, no exame de volante, quando estava fazendo teste de faixa, derrubei um cone, e quando olhei para o fiscal, ele estava olhando para o outro lado, porque o suborno cegou seus olhos.
  
E muitos “cristãos" acham que isso é uma coisa muito natural, se não der o quebra galho não passa, porque é isto que esta nossa sociedade corrompida tem nos ensinado. Estes "cristãos" pensam assim, porque ainda não tem plena confiança em Deus.
 
No começo da minha vida cristã, quando a minha esposa Clarice foi tirar sua carta de motorista, eu aconselhei que déssemos o quebra galho, porque o rapaz da auto escola, havia me dito que era impossível passar sem subornar o fiscal.
 
O rapaz da auto escola era um ímpio que não conhecia a palavra de Deus, e eu era um cristão que não praticava a palavra, porque o nosso Deus, é o Deus do impossível. (Marcos 10:27)
  
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. (Marcos 10:27)
 
Mas a Clarice me respondeu, dizendo que não iria dar o quebra galho, porque ela queria mostrar que tinha capacidade para fazer aquele exame, e que Deus estaria com ela.
  
No dia do exame, ao invés de darmos aquele dinheiro para subornar o fiscal, ficamos orando, eu fiquei de longe, dentro do meu carro, olhando e orando, pedindo a Deus que quebrasse todo poder da corrupção, e para minha surpresa, até a baliza onde ela tinha mais dificuldade, fez na primeira tentativa e foi aprovada.
  
Porque havia colocado a sua confiança, não no poder do suborno, mas sim em Deus.
  
O que esta faltando para as pessoas que aceitam a Jesus e querem viver, uma vida dentro da palavra de Deus, é justamente conhecer o que a palavra diz a respeito dessas coisas que os ímpios praticam, e que muitos "cristãos" tem praticado e acham que não tem nada de mais.
  
Outros cristãos ficam arrumando desculpas para encobrir o suborno, alegando que esta passagem em Êxodo 23:8, é somente para os juízes, quando estiverem julgando uma causa, ou então isso foi somente para o período do Velho Testamento.
 
O que está faltando para as pessoas que pensam assim: É um verdadeiro crescimento espiritual, porque cada decisão que tomamos em nossa vida, é um julgamento que estamos fazendo, (devo ou não fazer isso). Sendo assim: Nos colocamos como juiz de nossas próprias atitudes. (Miquéias 7:3)
 
As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. (Miquéias 7:3)
 
Somos nós que tomamos a decisão final, se aceitamos ou não o suborno, se subornamos ou não. Devemos procurar tomar a decisão baseada na palavra de Deus, mesmo que isso aparentemente venha nos "prejudicar".
 
O suborno tem uma versatilidade muito grande, satanás usa de muitas maneiras para enganar as pessoas, para pensarem que não é suborno.
  
Vejamos alguns casos na Bíblia:
  
a) Eva foi subornada com promessas (Gênesis 3:4-5)
  
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
  
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e       sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
  
b) Um profeta foi subornado com honrarias (Números 22:17)
  
Porque grandemente te honrarei, e farei tudo o que me disseres; vem pois, rogo-te, amaldiçoa-me este povo. (Números 22:17)
  
c) A história com mentiras (os judeus subornam os guardas) (Mateus 28:11-15)
  
11 E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido.
  
12 E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados,
  
13 Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram.
  
14 E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança.
  
15 E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje.
  
Alguns versículos para meditação
  
Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos. (Deuteronômio 16:19)
  
Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. (Eclesiastes 7:7)
  
Os teus príncipes são rebeldes e companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno e corre atrás de recompensas. Não defendem o direito do órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas. (Isaías 1:23)
  
Os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!  (Isaías 5:23)
  
Com todas as coisas que temos observado dentro da nossa sociedade, precisamos andar com integridade de caráter, para podermos nos colocar a prova, a qualquer momento, seja diante de Deus, ou perante a sociedade. (I Samuel 12:3)
  
Eis-me aqui; testificai contra mim perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei. (1 Samuel 12:3)
  
Precisamos acordar para realidade deste tema, e descobrirmos o que a palavra de Deus nos ensina sobre isso:
  
1) Todo ato de suborno será destruído (Jó 15:34)
  
34 pois a companhia dos ímpios será estéril, e o fogo consumirá as tendas de suborno.
  
2) Suborno traz maldição (Deuteronômio 27:25)
  
Maldito aquele que aceitar suborno para matar pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém! (Deuteronômio 27:25)
  
3) O suborno produz revolta (I Samuel 8:3)
  
Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito. (I Samuel 8:3)
  
4) O suborno é transgressão perante o Senhor (Amós 5:12)
  
Porque sei serem muitas as vossas transgressões e graves os vossos pecados; afligis o justo, tomais suborno e rejeitais os necessitados na porta. (Amós 5:12)
  
5) O suborno é usado para tentar provocar a queda do justo
 
Neemias 6:12-13
  
12 Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram.
  
13 Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que eu, assim, viesse a proceder e a pecar, para que tivessem motivo de me infamar e me vituperassem.
 
Lucas 20:20
  
Observando‑o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá‑lo à jurisdição e à autoridade do governador. (Lucas 20:20)
 
ATOS 6:11
 
Então, subornaram homens que dissessem: Temos ouvido este homem proferir blasfêmias contra Moisés e contra Deus. (Atos 6:11)
 
Nós como participantes do corpo de Cristo, principalmente os líderes; Precisamos analisar com muito cuidado, os presentes que são oferecidos na igreja, muitas vezes como oferta, até por pessoas bem intencionadas.
 
Mas que desconhecem o verdadeiro sentido da oferta. E principalmente pelos políticos em época de eleição (Fato que ocorre com muita freqüência em nossos dias). Para evitar transtorno dentro da igreja, como também dentro dos nossos lares.
 
Podemos observar que a Bíblia nos dá um exemplo bem claro a respeito desses procedimentos: (II Reis 5:14-16,20-27)
 
14 Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
 
15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.
 
16]Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
 
20 Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.
 
21 E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?
 
22 E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.
 
23 E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
 
24 E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.
 
25 Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
 
26 Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?
 
27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.
 
Naamã, um comandante do exercito da Síria, que ao receber a cura, quis presentear o profeta Eliseu, simplesmente com: Dez talentos de prata, seis mil ciclos de ouro e dez vestes festivais.
 
Mas o profeta não aceitou. Porque naquela época também era uma etiqueta oriental, se mostrar relutância ao receber um presente.
 
Mas a intenção do profeta Eliseu era mostrar que Deus não estava interessado nos bens materiais de Naamã, mas sim que ele reconhecesse que somente Deus é digno de toda adoração.

Por mais que o profeta Eliseu, estivesse precisando, o temor a Deus, fez com que ele analisasse que tipo de oferta seria aquela; em seguida recusou o presente tentador de Naamã, de aproximadamente: 350 Kg de prata e uns 70 Kg de ouro.
 
O moço de Eliseu, inconformado com a sua atitude de não receber o presente, e por não crer que Deus poderia lhe dar muito mais, que o comandante Naamã tinha para lhe oferecer, correu atrás de Naamã e lhe contou uma história falsa e recebeu como presente uns 30 Kg de prata.
 
Provavelmente, Naamã ficou pensando que o profeta Eliseu exagerará muito em sua relutância em receber o presente, e que a história de Geasi, não passava de uma delicada invenção.
 
A ação de Geasi foi duplamente má; Além de desonesta, apagava do coração de Naamã a impressão que lhe havia ficado, que Deus e o profeta eram capazes de curar desinteressadamente, num ato de pura graça. Por isso, ao receber o dinheiro de Naamã, recebeu também a sua lepra; o suborno trouxe maldição para vida de Geasi.
 
Quando nós falamos que algumas pessoas acham que não tem nada de mais, participar dessas facilidades que a sociedade nos oferece, através do suborno e corrupção, acredito que elas agem desta maneira, porque se esquecem que Deus é Justo e Reto. (Ezequiel 22:12)
 
Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS. (Ezequiel 22:12)
 
Sendo o nosso Deus justo e reto, não aceita suborno (presentes) e também não faz uso do mesmo. Vejamos o que nos diz a Bíblia:
  
Deuteronômio 10:17
 
Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; (suborno) (Deuteronômio 10:17)
 
II Crõnicas 19:7
 
Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no SENHOR nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno. (2 Crônicas 19:7)
 
Isaías 45:13
 
Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o SENHOR dos Exércitos. (Isaías 45:13)
  
Caro leitor, uma coisa eu tenho certeza: Que Deus é fiel e cumpre o que esta escrito em sua palavra. Todos aqueles que praticam suborno, corrupção, exploração...
 
Podem se preparar, que teram que prestar contas diante do Deus vivo. (Ezequiel 22:12-14)
  
12 Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS.
 
13 E eis que bati as mãos contra a avareza que cometeste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.
 
14 Porventura estará firme o teu coração? Porventura estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o SENHOR, o disse, e o farei.
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
 Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo