07 - E quanto a diversão - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
E quanto a diversão
Gálatas 6:7-8
 
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
 
8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
 
Muitos têm medo de serem cristãos, pensam que ao se comprometerem em servir a Cristo, terão que deixar “a vida de diversão” que levam.
 
Acham que os jovens cristãos nunca se divertem, só se ocupam em ler a Bíblia e orar.
 
Mas ser cristão não quer dizer que você nunca vai poder se divertir,  a sabedoria de Deus lhe ensina o que é a verdadeira diversão.
 
Só os Cristãos podem gozar do fruto do Espírito durante suas diversões e passatempos.
 
Deus não se opõe às diversões, Ele criou você com o desejo de fazer amizades e participar de diversões. Mas você necessita desfrutar da vida dentro dos limites bíblicos e sob a direção do Espírito Santo.
 
Qualquer coisa que esteja fora da vontade de Deus não é a verdadeira diversão; é escravidão.
 
1) O Que diz a Bíblia
 
A Bíblia nunca fala contra a diversão e a atividade sadia, o que a Bíblia condena são os prazeres que satisfazem a carne e excluem a Deus.
 
É provável que você goste muito de se divertir, mas lamentavelmente as diversões chegaram ao ponto de se tornarem imorais,  perversas e violentas. Como cristãos vocês devem escolher com cuidado o que deve ouvir, dizer e fazer.
 
A Bíblia diz que o que você vê e ouve influencia sua vida espiritual, Jesus diz que se o seu olho é bom, (em sua dedicação a Deus) todo seu corpo será luz.
  
Porém, se o seu olho é mal (em concentrar-se em alguma coisa pecaminosa), seu corpo está cheio de trevas. (Mt 6:22-23)
 
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
 
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
 
Existem muitas coisas na vida que são boas e que podem ser desfrutadas, sem você ter que gastar sua energia em coisas pecaminosas.
 
Lembre-se do que aconteceu aos israelitas que desobedeceram quando estavam no deserto. (I Coríntios. 10: 5,6).
 
5 Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto
 
6 E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
 
2) Traz honra a Deus
 
A Bíblia não diz que lugares não devemos frequentar, ou que coisas não devemos fazer, se a Bíblia tivesse feito isso, ela certamente já estaria fora de moda nesta geração.
 
Porém, a Bíblia apresenta princípios que são aplicados a qualquer tempo ou época, com a ajuda do Espírito Santo, esses princípios podem dirigir e controlar sua vida. (I Coríntios 6:12)
 
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12)
 
A Palavra e o Espírito lhe ajudam a determinar o que está bem e o que está mal em sua vida.
 
Qualquer coisa que você fizer, deve ser feita para a glória de Deus. (Colossenses 3: 17,23)
17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
 
23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,
 
Na realidade, quando você entrega sua vida a Cristo, Ele passa a viver dentro de você através do Espírito Santo.
 
E quanto a ir a lugares duvidosos de diversão, você deve fazer esta pergunta: Jesus Cristo estaria  comigo neste lugar? Se você não pode dizer “sim” sinceramente, você deve evitar esse lugar.
 
Mesmo que pareça difícil em alguns casos, tente falar com seus pais acerca da diversão, esta é outra maneira de honrar a Deus.
 
Ao reservar tempo para falar dos seus problemas com os pais, verdadeiramente você conseguirá seu respeito e confiança. Deus opera através de pais e líderes piedosos.
 
Não é fácil fazer as outras pessoas entenderem que você evita certos lugares e atividades devido à sua fé em Deus. Prepare-se para ser ridicularizado e desprezado por muitos. Porém, o Senhor tem maneiras de lhe ajudar.
  
Ele sabe como enviar verdadeiros amigos que conhecem o segredo da vida e como desfrutar a vida mantendo ao mesmo tempo o temor a Deus.
 
O Senhor também sabe como derramar suas bençãos de prazer, paz e contentamento sobre você, bençãos que o mundo não conhece.
  
Como filho de Deus, Ele lhe dá discernimento espiritual, se você não está seguro de algo, peça sabedoria a Deus,  se você pedir algo a Deus, você receberá segundo aSua vontade. Glória a Deus! (Mateus 7:7)
 
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. (Mateus 7:7)
  
Você tem condições de saber o que leva a honrar ou o que não leva a honrar a Deus, deste modo, você poderá glorificar a Deus em tudo que fizer. (I Coríntios. 10:31)
  
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1 Coríntios 10:31)
 
3) Quais são as conseqüências?
 
O escritor de Eclesiastes coloca as coisas de forma muito clara, ele diz que você deve desfrutar dos dias de sua juventude, mas deve se lembrar de uma coisa: Um dia você dará conta a Deus de tudo o que tiver feito. (Eclesiastes 11:9)
 
Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. (Eclesiastes 11:9)
 
Antes de ir a certos lugares ou de fazer determinadas coisas, tenha cuidado, um dia, tudo virá à luz perante Deus. Você deve evitar qualquer coisa que lhe envergonhará depois, não vale a pena praticar tais coisas.
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo