07 - O justo tem que ser completo... - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O justo tem que ser completo!
O justo tem que ser completo, não apenas por fora. Mateus 23:25-28
  
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade.
  
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
  
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
  
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
  
Uma determinada pessoa que vai a igreja, canta, adora ao Senhor, lê a bíblia com frequência, as vezes ocupa algum cargo na igreja como: Pastor, Presbítero, Diácono ou é diretor de algum departamento na igreja...
  
Também procura andar sempre bem arrumado, trata com muito respeito os irmãos da igreja, é fiel na entrega do dízimo, procura praticar o que diz a palavra de Deus dentro da igreja e perante os irmãos, resumindo:
  
É um verdadeiro “cristão”, aparentemente justo e integro, de bom caráter, perante os irmãos da igreja que frequenta; Podemos dizer que este é o “Rótulo” do verdadeiro cristão.
  
Observe que dentro da nossa sociedade, existe milhares de produtos de consumo, que estão acondicionados dentro de vidros, caixas, latas ou qualquer outro tipo de embalagens.
Esses produtos, necessitam de um rótulo, para que possamos identificar qual o produto que se encontra no seu interior.
  
Os fabricantes procuram cada vez mais melhorar os rótulos dos seus produtos, para poderem passar para o consumidor, que o produto que está no interior da embalagem é da melhor qualidade e contém exatamente aquilo que está sendo mostrado no rótulo.
  
Isto nos leva a entender que quando eu compro um refrigerante e no seu rótulo está escrito Guaraná Antártica, no seu interior não pode conter Coca-Cola, mas sim o Guaraná Antártica, conforme está descrito no rótulo.
 
Mesmo que eu retire o refrigerante do mercado e o leve para casa, de casa para a escola, de casa para o serviço, o seu conteúdo permanecerá o mesmo, porque precisa haver uma verdade entre o rótulo e o conteúdo, não havendo a ligação rótulo e conteúdo, haverá um engano, alguém estará sendo lesado.
  
Está ilustração é simplesmente para entendermos que: Aquelas pessoas que tem como rótulo, (Aquilo que as pessoas veem em nós) tudo aquilo que descrevemos no início e se dizem “cristão”, dentro do seu interior precisa conter verdadeiramente Jesus Cristo, não importando o lugar onde nos encontramos, ou seja, Na igreja, em casa, na escola, no trabalho, com os amigos, vizinhos...
  
Mas infelizmente hoje em dia, temos visto muitos casos de pessoas que exteriormente (no seu rótulo), dentro da igreja, no meio dos irmão demonstram serem cristãos; Mas na sociedade, em suas vidas seculares, vivem como ímpios, praticando os mesmo atos de injustiças que eles praticam.
  
Essas pessoas são recipientes com rótulo de “cristão”, mas no seu interior não contem Jesus Cristo, e sim um grande engano, uma verdadeira fantasia, mas cuidado as máscaras no momento certo caíram.
  
Nesta passagem que lemos no livro de Mateus, Jesus qualifica estas pessoas que tem o seu conteúdo diferente do rótulo, de hipócritas e cegos, pessoas fingidas e falsas, que não querem enxergar que estão agindo de maneira contraria a palavra de Deus.
  
Jesus nos ensina que devemos limpar primeiro o interior, a nossa transformação de vida deve ser de dentro para fora, não adianta aceitar a Jesus Cristo com salvador e apenas termos uma bela faixada (rótulo) de cristão.
  
Jesus compara essas pessoas que assim procedem, de sepulcros caiados, túmulos que no exterior são bonitos aos olhos, mas no interior só contem cadáveres e imundícia. Assim são essas pessoas, exteriormente parecem justos aos olhos dos homens, mas no seu interior só contem iniquidades de toda espécie.
 
Precisamos tomar uma posição definitiva, diante do que a bíblia nos ensina, sabemos que ninguém muda da noite para o dia, há um processo de crescimento, à medida que vamos permitindo que o espírito Santo trate com nossa vida, precisamos nos colocar nas mãos de Deus, como um vaso nas mãos do oleiro. (Jeremias 18:1-6)
  
1 A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
  
2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
  
3 E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
  
4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
  
5 Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
  
6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
  
Obs: Um vaso para ficar bonito, é necessário passar por um tratamento adequado, assim também é com o ser humano.
  
Porque precisamos descer a casa do oleiro?
  
1) Em primeiro lugar necessitamos de uma profunda transformação. (II Coríntios 5:17)
  
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (II coríntios 5:17)
  
2) 4 passos que são necessário para alcançarmos essa profunda transformação:
  
1. Passo: Purificação – (Hebreus 1:3)
  
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Hebreus 1:3)
  
2. Passo: Santificação (João 17:17)
  
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17;17)
  
3. Passo: Embelezamento – (Salmos 96:9)
  
Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra. (Salmos 96:9)
  
4.  Passo: Ser cheio – (Lucas 1:15) (Atos 7:55)
  
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. (Lucas 1:15)
  
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; (Atos 7:55)
  
Quando não temos Jesus Cristo no controle da nossa vida, somos um vaso quebrado pelo pecado que necessita de uma profunda restauração.
  
Eu aceitei a Jesus Cristo, no ano de 1990, antes a minha vida era somente de fracassos, sofrimentos, desilusões, só vivia enganando, mentindo e roubando as pessoas, através do meu serviço com orçamentos enganosos.
  
Mas quando eu permiti que o Espírito Santo começasse a agir em minha vida, começou haver uma transformação profunda no meu interior, passei a enxergar que os meus procedimentos, tanto no âmbito profissional com no cotidiano, não eram de acordo com a vontade de Deus, porque eu estava vivendo de acordo com a forma do mundo. (Romanos 12:2)
 
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
  
Um determinado dia, a igreja onde congregávamos, fomos fazer uma vigília no litoral, de sábado para domingo, e tínhamos decidido que no domingo pela manhã eu ministraria o estudo.
  
Fui orar para preparar um estudo. Deus me levou a falar justamente sobre esse tema, o justo dentro da sociedade, ao pesquisar e estudar sobre o assunto, desse em diante a minha vida não foi mais a mesma, porque essa palavra impactou a minha vida.
 
Em nossa sociedade quando não estamos debaixo da graça de Jesus Cristo, ela nos ensina que devemos tirar proveito da posição que ocupamos, para favorecimento próprio ou de outrem. Infelizmente é o que temos observado também no meio do povo que se diz servir a Deus.
  
José do Egito nos deixou uma grande lição a esse respeito, quando os seus irmão desceram ao Egito para comprar alimento, que somente poderia ser comprado das mãos de José, que estava como governador de todo Egito e controlava toda venda dos alimentos estocados no período de escassez.
  
José ordenou que vendessem os alimentos necessários aos seus irmão e devolvessem o dinheiro a cada um deles, sem que eles percebessem. (Gênesis 42:25)
  
E ordenou José, que enchessem os seus sacos de trigo, e que lhes restituíssem o seu dinheiro a cada um no seu saco, e lhes dessem comida para o caminho; e fizeram-lhes assim. (Gênesis 42-:25)
  
Os irmãos de José quando descobriram que o dinheiro estava dentro dos seu sacos com o mantimento, ficaram preocupados achando que iriam pensar que eles haviam roubado.
  
Se não prestarmos bem atenção na história de José, a princípio podemos imaginar que José tirou proveito da sua posição para favorecer os seus familiares (como podemos observar que acontece em nossos dias atuais).
  
Mas José era um homem justo e integro, perante Deus e também perante a sociedade que estava vivendo e deu provas disto, nos momentos mais difíceis que passou, mesmo sabendo que sairia prejudicado. (Gênesis 39:1-9)
  
1 E JOSÉ foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
 
2 E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio.
  
3 Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
  
4 José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
  
5 E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
  
6 E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
  
7 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
  
8 Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
  
9 Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
  
Observe que mesmo estando sobre os seus cuidados todo o mantimento que havia na terra do Egito, Jose não aproveitou de sua posição como govenador para favorecer seus irmãos, José pagou os alimentos que seus irmãos levaram.
  
Quando eles retornaram novamente para comprar mais alimentos, trouxeram o dinheiro que estava nos sacos de mantimentos de volta para entregar ao responsável do recebimento do dinheiro, para que não pensassem que eles haviam roubao.
 
Mas o responsável lhes respondeu que ficassem tranquilos porque o dinheiro já havia chegado até ele. (Gênesis 43:23)
  
E ele disse: Paz seja convosco, não temais; o vosso Deus, e o Deus de vosso pai, vos tem dado um tesouro nos vossos sacos; o vosso dinheiro me chegou a mim. E trouxe-lhes fora a Simeão. (Gênesis 43:23)
  
Caro leitor, nós temos sentido na própria pele o quanto é difícil procurar viver de uma maneira justa dentro da sociedade corrompida como está a nossa, somos perseguidos e encontramos muitas dificuldades, muitas vezes o nosso semblante se torna cansado, o nosso corpo envelhece.
  
Mas ainda assim, preferimos estar na forma da palavra de Deus, do que na forma do mundo. (Mateus 5:10-12)
  
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
  
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
 
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
  
Fome e sede de justiça é uma necessidade muito mais profunda, do que as palavras transmitem, ter fome e sede de justiças é mais uma vez estarmos lançando mão de vivermos segundo os padrões deste mundo.
  
Ter fone e sede de justiça, é não estarmos buscando apenas as coisas que nós necessitamos, mas em primeiro lugar, temos que buscar a justiça de Deus, que só poder ser alcançada através de nos Senhor Jesus Cristo. (Mateus 6:33)
  
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
  
Se realmente formos transformados em Jesus Cristo, passaremos a ter fome e sede, que é uma necessidade básica. Quando nós sentimos fome e comemos, sentimos sede e bebemos água, aquela sensação que nos perturbava acaba.
 
Assim é com a justiça de Deus, precisamos estar sempre procurando viver dentro desta justiça e Deus suprirá todas as nossas necessidades.
  
Tem algumas pessoas cristãs que não entendem porque nós somos perseguidos!
 
Isto acontece não porque somos pessoas boas, que procuramos andar conforme a palavra de Deus, o principal motivo da perseguição que sofremos, se deve ao fato de sermos igual a Jesus, porque temos o rótulo de Cristo, e vivemos o nosso dia a dia demonstrando esse Jesus.
 
Entenda uma coisa, Jesus Cristo com sua natureza perfeita, incomodava as pessoas daquela época, aquelas pessoas que se achavam perfeitas, cumpridoras da lei, ela viam em Jesus algo que elas não eram, por isso o perseguiram.
  
Se observarmos em nosso contexto atual, se nós realmente somos transformados, nascidos de novo, somos testemunhas vivas de Jesus Cristo, somos luz do mundo, porque quando as pessoas olharem para nós, verão e sentiram a mesma coisa que outrora os judeus sentiram ao ver Jesus.
  
A verdadeira perseguição por causa da justiça, esta no fato de sermos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo. Amem!
  
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
 Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo