08 - Devemos pedir a Deus um coração - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O coração do justo!
Precisamos pedir a Deus, um coração entendido, para sermos justos perante a sociedade
  
Salmos 111:10
 
O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmos 111:10)
  
De todas as virtudes intelectuais, a sabedoria é a arte de ser bem sucedido, de formar o plano correto para alcançar os resultados desejados.

Mas, a verdadeira sabedoria dos justos, não esta na sua própria capacidade, ela vem do alto, começa no temor a Deus, é a Ele que devemos pedir sabedoria (Tiago 1:15)
 
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1:15)
  
A sede da sabedoria, para muitos, esta localizada na mente humana, mas a palavra de Deus nos diz: Que a sede é no coração, o centro da decisão moral e intelectual. (I Reis 3:9-12)
  
09 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
  
10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
  
11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
  
12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
  
Se partirmos do princípio humano, quando diz: Que a sabedoria procede somente da própria mente, com certeza fica muito difícil para o justo viver dentro desta sociedade, onde a sabedoria humana tem tomado todas as decisões pela sua própria vontade.
  
Satanás age através da mente humana, induzindo o ser humano a fazer coisas que contrariam a palavra de Deus, como foi no começo com Adão e Eva. Mas, Deus age através do coração do homem temente a Ele.
  
Em I Reis 3, vemos que Salomão pede a Deus, que lhe de um coração entendido para tomar todas as decisões, segundo a vontade de Deus, porque ele sábia que o coração é enganoso; porque uma vez contaminado por Satanás, certamente será um coração perverso. (Jeremias 17:9)
  
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)
  
Todos os líderes, Políticos e Religiosos, precisam especialmente ter esse coração entendido, porque cabe a eles tomarem, as decisões corretas, nos negócios políticos, sociais e religiosos.
  
O maior dos líderes, predito por Isaías, haveria de ser possuidor dessa sabedoria, para julgar de maneira imparcial (Maravilhoso, Conselheiro). (Isaías 9:6 -  11:2)
 
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)
  
E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. (Isaías 11:2)
  
O homem que busca em Deus, para ter um coração entendido, certamente será bem sucedido, porque através desta sabedoria que vem do alto, é que o homem se torna totalmente dependente de Deus, através da oração.
  
Porque quando temos este coração entendido, buscamos todas as soluções para os problemas, através da oração direcionada para o trono, onde a destra de Deus, esta o nosso intercessor Jesus Cristo. (Romanos 8:34)
  
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:34)
  
O homem de coração entendido, e justo perante a sua sociedade, têm uma grande e poderosa arma para ser usada, diante desta sociedade corrompida que estamos vivendo. (Tiago 5:16)
 
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16)
  
A oração do justo muito pode em seus efeitos. Isto é, opera com tanta eficácia que dá lugar a grandes resultados e maravilhas.
  
O homem que ora deve ser justo. Isto é, deve estar em relações justas com Deus, com sua palavra e com o seu próximo, dentro desta sociedade.
 
A oração para o justo que tem um coração entendido é dinâmica. Isto é, esta sempre em movimento, para tudo é proveitosa, causa efeito nas pessoas que o cercam e os levam a crer.
  
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
  
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
 Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo