Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O corpo é do Senhor
I Coríntios 6:12-20
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo.
14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
No Seu grande amor, Deus deixou para o homem o privilégio do livre arbítrio, Ele não quis uma raça de robôs, por isso criou filhos que escolheriam amá-Lo ou não.
Como filhos de Deus, podemos fazer o que queremos, mas nem tudo é bom para nós.
Pergunta: Por que faríamos algo que não seria bom para nós?
Resposta 1: Porque somos pecadores (Romanos 3:10-12,23)
10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Resposta 2: Porque somos rebeldes, orgulhosos (I Samuel 15:23).
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. (1 Samuel 15:23)
Resposta 3: Porque somos tolos (Provérbios 15:21)
A estultícia é alegria para o que carece de entendimento, mas o homem entendido anda retamente. (Provérbios 15:21)
Talvez você considere estas palavras fortes demais. Pense bem, isto não é a verdade?
É tolice agir como se você fosse dono de seu próprio corpo, não temos o bom senso nem o poder para nos policiarmos sozinhos.; A palavra de Deus diz que fomos comprados com um preço, e um preço alto.
O corpo do crente pertence ao Senhor que pagou com o Seu sangue, nós pertencemos ao Corpo de Cristo! Então, quando pecamos:
Como fica o Corpo de Cristo?
E o nosso corpo?
Em que nós o levamos a participar?
Pense bem antes de fazer algo questionável, dá para Jesus participar? Se for pecado, você lavaria Jesus junto? O pecado sexual é pecado contra nosso próprio corpo e, pior, contra a pessoa do Espírito Santo que habita nesse corpo! O corpo foi feito para servir ao Senhor e não à carne.
No livro: Turbulentos anos da Adolescência, Jaime Kemp, adverte sobre o perigo de deixarmos as carícias evoluírem, ele compara o moço e a moça a aquecedores que, quando jogada a gasolina, explodem de tanto calor!
Pergunta: Onde começa o perigo de relacionar-se sexualmente?
Pode começar até com as mãos dadas, pois pode despertar o desejo de fazer mais.
Devemos considerar que o perigo pode começar bem longe da cama!
Pergunta: Você defrauda seu parceiro passando a mão onde não deve?
Pergunta: Quais os nossos motivos, ações e atitudes no namoro?
Pergunta: Queremos edificar e amar a vida daquele(a) que foi feito(a) a imagem e semelhança de Deus ou queremos apenas o seu corpo?
Os corpos um do outro ainda não pertencem aos namorados, por isso não devem ser alvos de carícias sensuais (I Coríntios.7:4).
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. (1 Coríntios 7:4)
Pergunta: Que atitudes devemos tomar para evitar esses problemas de carícias sensuais durante o namoro?
a) Toda manhã apresente seu corpo a Deus como sacrifício vivo; um corpo morto para o pecado e vivo para o que é certo. Fale ao Espírito Santo que você não o magoará pecando através de seu corpo que é o santuário dEle.
b) Tenha atitudes corajosas para enfrentar a tentação, por exemplo: Meu problema é gostar de beijar muito, a partir de hoje, procurarei namorar apenas em público, para que evite a luta de esquentar-me fisicamente; Será este o meu compromisso de amar corretamente meu (minha) namorado(a) e a Deus.
c) Isto pode parecer ridículo para alguns jovens e adolescentes, mas se atitudes assim fazem diferença entre a vida e a morte, qual o problema? Medidas assim provarão o seu compromisso com Deus, a falta delas provará o seu compromisso com a sua carne.
Ah! você acha que não é uma questão de vida ou morte? Não?
Então, você ainda não entendeu a gravidade da situação, lembre-se sempre que há duas vidas em jogo, ou mais: seu namorado(a), você, uma criança, famílias, amigos, Jesus Cristo, (você que se chama cristão, representa Jesus para todos ao seu redor), o Corpo de Cristo.
Certas coisas “ridículas” valem a pena para estabelecer proteção a todos e para a honra de Deus, alguns de nós temos o hábito de brincar com Deus.
Cuidado, não se zomba dEle. Aquilo que você plantar, você irá colher.
Se plantar aquilo que seus desejos carnais mandam, esses mesmos desejos lhe darão colheita de morte. Mas se plantar aquilo que agrada ao Espírito de Deus, do Espírito colherá a vida eterna. (Galatas 6:7-9)
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Nossas mentes devem ser renovadas a cada dia com a Palavra de Deus (Romanos 12:2)
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Obs: Através de um estudo como este e constante comunhão com Deus, manteremos a vitória em nossas mãos! Sabemos que quando estamos fora da vontade de Deus nada dá certo e há muito sofrimento. (Lembre-se de Jonas). A decisão é sua. O que pretende fazer?
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
Pr. Valdi G. Souza