09 - Vencendo o pecado com... - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Vencer o pecado!
Vencendo o pecado com o poder de Cristo
 
Para vencer o pecado temos que combater a fase da tentação, a palavra de Deus diz que somos atraídos e enganados pelos próprios maus desejos e que esses desejos fazem nascer o pecado. (Tiago 1:14-15)
 
14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
 
15 Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
 
O mundo em que vivemos nos ensina a satisfazer todos os nossos desejos sexuais, a sociedade atual nos pressiona dizendo que se não nos envolvermos em sexo ilícito, e de qualquer tipo, não somos normais!
 
Porém, a Palavra diz que não devemos amar o mundo nem as coisas nele. (I João 2:15-16)
 
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
 
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
 
No entanto, devemos renovar a nossa mente que recebe constantemente inúmeros estímulos por dia que acabam nos tentando. (Romanos 12:1-2)
 
1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
 
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
 
Paulo disse que o crente é morto para o pecado, que não é mais escravo do pecado. (Romanos 6:2,6,11-14).
 
2  De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
 
6  Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
 
11  Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
 
12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
 
13 Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
 
14  Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Não é mais a pessoa que vive, mas Cristo vive nela; e é possível viver pela fé em Cristo, que se entregou por ela (Galatas 2:20)
 
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
 
Deus nos deu Jesus Cristo, cujo Espírito vive em nós. O poder de Deus está em nós para resistir a qualquer tentação e fazer qualquer coisa! Já pensou? Que verdade incrível!
 
Obs: Medite por um instante: O Todo-poderoso habita em nós! Não temos nenhuma razão para nos entregar à tentação e pecar.
 
Mas a carne é fraca! E isto não é uma desculpa, nos temos o mesmo poder que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos para resistirmos ao diabo, da mesma forma que o Senhor, vestido em nossa carne, resistiu! (Romanos 8:11)
 
E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (Romanos 8:11)
 
Deus sempre nos dará um livramento em cada situação de tentação que iremos enfrentar.  (I Coríntios. 10:13)
 
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1 Coríntios 10:13)
 
Imagine a seguinte cena: Você está com seu namorado(a), vocês dois se beijando, se abraçando, se esquentando, de repente, o telefone toca, o cachorro começa a latir e você ouve a voz do Espírito Santo dizendo: “Filho(a), não faça isto”.
 
Isto é livramento, amados! Deus não exigiria de nós obediência se fosse impossível obedecer.
 
Jesus é o nosso modelo e, através de Sua obediência, Ele nos deu o Seu poder para obedecer!
 
Então é possível obedecer sim!
 
Perdão é um outro fator que contribui para o nosso bem estar espiritual, se guardarmos amargura no coração, isto pode impedir nossa vitória total em todas as áreas; Perdoar é um mandamento de Deus. (Mateus 18:21-22)
 
21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
 
22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
 
Alguns se envolvem sexualmente por terem sido vítimas de incesto na infância, outros têm antepassados que foram dominados pelos pecados sexuais e esses laços não foram quabrados através de oração de libertação. (Êxodo 20:5)
 
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. (Êxodo 20:5)
 
Ainda outros se envolvem por opção, dominados pela carne, pessoas, em todos estes casos, são responsáveis pelo seu pecado e poderiam andar puros se quisessem. Se você se encaixar num destes casos, peça perdão a Deus, perdoe a si mesmo e a todos que foram envolvidos.
 
Pedir o perdão deles (se for possível); perdoar os ofensores pessoalmente (se for possível); receber ou fazer a oração de libertação; Renunciar ao pecado, buscar aconselhamento de alguém preparado por Deus e reenvindicar a vitória.
 
O perdão inclui a reconciliação de relacionamento, se você pode orar com amor pela pessoa, e se possível, relacionar-se com ela, você perdoou de verdade.
 
Sabemos que quando estamos fora da vontade de Deus nada dá certo e há muito sofrimento.  
 
A decisão é sua. O que pretende fazer?         
 
Comentário: Se conseguirmos nos revestir do Senhor Jesus Cristo, veremos Seu poder manifestar-se em nossa vida.
 
Ele será a nossa proteção, obedecendo os Seus mandamentos e deleitando-se nEle, Ele nos protegerá da satisfação dos desejos carnais fora do tempo.
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo