10 - A Nova vida - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
A Nova vida
II Coríntios. 5:17
 
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)
 
Marcos estava sentado na parte de trás do templo, escutando um evangelista explicar o que significava ter um relacionamento verdadeiro com Cristo, Marcos havia assistido aos cultos durante toda sua vida. Nunca havia feito nada realmente mal, portanto ele não tinha nenhum pecado grande a confessar.
 
Mas as palavras do evangelista penetraram no seu coração: “Você pode estar sentado no banco de uma igreja durante toda sua vida e nunca ter conhecido a Jesus.”
 
Marcos sabia que isto era verdade, por fora ele parecia ser um cristão, mas por dentro estava vazio, ele não tinha o prazer e a liberdade dos quais falava o evangelista.
 
Quando o evangelista fez o apelo, Marcos foi o primeiro a se apresentar à frente.
 
Aquela noite marcou o começo de algumas mudanças importantes na vida de Marcos.
 
Era um passo que ele jamais iria lamentar ter dado.
 
1) A realidade do pecado
 
Para que você possa entender ou apreciar o significado da salvação, você tem que considerar a desordem que o pecado trouxe para o mundo.
 
No princípio, Deus tinha grandes planos para humanidade. (Gênesis 1:26)
 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26)
 
A desobediência de Adão teria graves consequências, sua queda trouxe o pecado sobre a raça humana. (Romanos 5.12)
 
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Romanos 5:12)
 
Você não pode escapar da herança que lhe foi dada: A morte.
 
O pecado lhe prejudicou de outras maneiras, por causa do pecado você está “destituido” da glória de Deus. (Romanos 3:23)
 
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)
  
Deus quis que você tivesse como sua criatura, a bondade e a perfeição, Ele queria que você refletisse a sua glória, mas tudo isso foi afetado com a entrada do pecado.
 
O alto destino que Deus queria que você alcançasse lhe foi impedido, não importa o muito que você se esforce para atingir a norma de Deus, você nunca poderá fazê-lo através de suas próprias forças.
 
Toda a raça humana está ligada a um ciclo vicioso e destrutivo: As decisões egoísta, o pecado, a falsidade, o fracasso, e assim sucessivamente, tudo ao final de contas, traz a morte.
 
À luz de tudo isso, Deus apresenta o Seus Filho como dádiva, aquele que desfaz o ciclo do pecado através de sua obediência a Deus.
 
2) Jesus fez tudo
 
Provavelmente você já escutou estas frases inúmeras vezes:
 
1. Se você quiser obter boas notas na escola, terá que estudar muito para obte-las.
 
2. Se você necessita de dinheiro para comprar roupa ou passear, terá que trabalhar.
 
O sucesso pode ser soletrado pela palavra “T-R-A-B-A-L-H-O” (esforço próprio)
 
Muitas pessoas pensam que uma pessoa, de alguma maneira pode ganhar o favor de Deus ao assistir os cultos, dar os dízimos, ofertas ou fazer outros coisas nobres e abnegadas.
 
Mas isso não funciona desta maneira, tentar ganhar a sua salvação é como tentar pagar a dívida externa do Brasil com o seu salário!
 
O melhor e o maior de todos os esforços humanos jamais poderá ajudar você a fazer parte da família de Deus. Se fosse possível, você não necessitaria de um Salvador. (João 3:16)
 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
  
Não é necessário você se esforçar para ganhar sua salvação, o preço já foi pago.
 
Imagine que você tenha saído para almoçar com um amigo, quando você vai pagar a conta, descobre que o seu amigo já pagou.
 
Seria absurdo você insistir com o caixa para paga-la uma Segunda vez, o mais sábio seria agradecer ao seu amigo e fazê-lo saber que você apreciou muito sua generosidade, você não pode acrescentar nada ao que já foi feito. (Efésios. 2:8,9)
 
8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
 
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
 
Duas palavras importantes destacam o versículo 8: graça e.
 
As duas são dádivas da parte de Deus para nós. Graça refere-se ao favor não merecido da parte de Deus. São as bençãos que Ele livremente dá porque ama você.
 
, conforme o termo é usado na Bíblia, significa você dedicar-se a Deus em “confiança total”, ou “ entregar-se a Cristo”. Até a capacidade para confiar em Deus lhe é dada pelo Espírito Santo.
 
Desde o princípio até o fim, a salvação é obra de Deus, Ele deve receber toda a glória por ter retirado o fracasso e o pecado de sua vida.
 
Você não poderá atribuir a si mesmo a obra que Ele fez, nem tampouco poderá orgulhar-se de sua “grande fé”. Tudo provém de Deus.
 
Passos para saturar sua mente com a palavra de Deus. (Filipenses 4;8)
 
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)
 
Embora Jesus fosse o Filho de Deus, Ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. (Hebreus 5:8)
 
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. (Hebreus 5:8)

O segredo de Jesus andar o tempo todo em vitória era Sua constante ligação com o Pai. (Hebreus 5:7)
 
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. (Hebreus 5:7)
 
Esse mesmo poder está em nós para vencermos, as dificuldades e tentações.
 
Lembre-se de que sua identidade está em Cristo!
 
Se você pensa muito nas coisas carnais, deve:
 
1. Parar de assistir às novelas, cenas de sexo, ler livros ou revistas pornográficas, falar com seus amigos coisas maliciosas sobre sexo ou fazer algo que normalmente não faria se Jesus estivesse ao seu lado.
 
2. Ler diariamente passagens como as de Romanos capítulos 5,6, e 8. Fique com estas passagens por algumas semanas, até que suas verdades comecem a ocupar a sua mente.

3. Orar diariamente pedindo que Deus lhe dê poder sobre a sua carne, gastar tempo a sós com o Pai e adorar a Deus com gratidão.
 
4. Perdoar a si mesmo e a todos parceiros com quem teve relações sexuais ou carícias que defraudaram.
 
5. Procurar conviver com outros cristãos que lhe edifiquem com assuntos de Deus e cuja conduta agrada a Deus.
 
6. Frequentar os cultos na igreja para adorar a Deus junto com os irmãos e ouvir a Palavra.
 
7. Ler livros sobre assuntos espirituais.

8. Testemunhar das grandezas de Deus; as coisas que Ele tem feito na sua vida.
 
9. Confessar publicamente que Ele é o Senhor da sua vida.
 
CONCLUSÃO
 
O que é o amor de Deus?  (1 Coríntios. 13:1-13)
 
1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
 
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
 
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
 
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
 
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
 
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
 
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
 
8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
 
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
 
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
 
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
 
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
 
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
 
O amor é o fundamento da fé cristã. Podemos ter tudo que é bom, fazer boas obras, até ser mártir, mas se faltar o amor, de nada adiantará. O que é esse amor?
 
Coríntios 13, define bem o que é o amor que vem de Deus. Alias, Deus é amor. (1João 4:16)
 
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (1 João 4:16)
 
Veja bem: Amor não é Deus, mas Deus é amor. Se amor fosse Deus, qualquer expressão de “amor” que nós decidimos que seja amor, seria Deus! Isto não é necessariamente o caso. Queridos, nosso amor se expressa em nossos relacionamentos interpessoais.
 
No caso do namoro, este deve ter como finalidade o casamento. Se não houver amor e não existir este objetivo, por que namorar?
 
Não devemos confundir Paixão com Amor. Paixão não é amor. É Paixão! E paixão pode ser temporária ou duradoura, mas traz sofrimento e angustia. Dura o suficiente para pecar e depois só nos resta a dura realidade e a culpa.
 
Em contraste, o amor de Deus dura para sempre, independente de qualquer circunstância.
 
Nós, como filhos de Deus, devemos amar assim. Levando-se em conta as graves consequências de alguns momentos de paixão, não vale a pena arriscar a sua paz com o Pai, que tem somente o nosso bem-estar em mente e quer nos usar em seu reino para mostrar-nos Sua glória refletida em nós, os escolhidos de Deus.
 
Paulo diz que o sofrimento deste mundo, ou seja, nossa luta em esperar pelo tempo certo, não se compara com a glória que será revelada. (Eclesiastes 3:1) (Romanos 8:18)

TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)
 
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Romanos 8:18)
 
Jovens e Adolescentes. Que o SENHOR lhes fortaleça!
 
Seja um Jovem e Adolescente que:
 
Por amor a Deus, ama e respeita.
 
 
OBS: Parte do material extraído:
Livro: Geração Forte Projeto de vida - Quem ama espera = Lisa Groves
Livro: O Embaixador
Comentários: Pr. Valdi G. Souza
 
Para que vocês possam conseguir superar todas essas difuculdades que terão que enfrentar em todas as  areas de suas vidas, é preciso a cada dia aceitar o convite de Jesus Cristo, para junto com Ele ser um vencedor.
 
O Convite de Jesus Cristo.
 
Hoje tem um convite especial para vocês, esse convite não é meu e nem do pastor de uma igreja.
 
Mas sim de Jesus Cristo, ele lhe convida para se aproximar Dele.
 
Preste bem atenção no que vou lhes dizer:
 
Muitas pessoas apenas acrescentam Jesus em suas vidas, e dizem que:
 
Eu já tenho Jesus. Ou. Eu já aceitei Jesus.
 
Na realidade o que precisamos não é apenas acrescentar Jesus em nossa viva, mas sim submeter nossa vida a Jesus, isso é muito diferente.
 
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3:20
 
Mateus 11:28-30
 
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
 
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
 
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 
O que Jesus está nos fazendo hoje?
  
1)  Um: Convite
 
2)  Uma: Promessa

3)  Uma: Proposta
 
4)  E nós dá uma: Garantia
 
Não importa como está sua vida hoje, Ele quer que você se aproxime Dele do jeito que você estiver, sabe porquê?
 
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 1:12)
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza

JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo