A pregação do Evangelho - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
A pregação do evangelho
O que está acontecendo com a pregação do Evangelho?

O que está sendo pregado hoje em dia?
 
O evangelho de interesses, o evangelho do egoísmo, satisfação (exclusivo para si próprio), o evangelho para grupos determinados (apenas para quem você acha que deve pregar), o evangelho da prosperidade (só se fala sobre dinheiro, bens materiais), o evangelho da facilidade (ausência de dificuldade).
 
Qual é o evangelho que devemos pregar?
 
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)
 
Fomos chamados a pregar o evangelho da salvação, a palavra evangelho é uma palavra de origem grega que significa “boa notícia” (Boas Novas).
 
Á noticia ou boas novas, é a mensagem da salvação trazida por Jesus Cristo ao mundo e depois pregada pelos seus discípulos e vem sendo proclamada através de gerações até os dias de hoje. (Lucas 4:18-19)
 
18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.
 
(Lucas 4:18-19 – NTLH)
 
“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.”
 
Para nos dar o que Jesus morreu na Cruz?

Para o que fomos comissionados (chamados)?
 
Comissão: 1. Ato positivo de cometer ou de encarregar 2. Encargo ou incumbência. 3. Grupo de pessoas encarregadas de tratar conjuntamente um assunto. (Atos 1:8)
 
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)
 
O mais triste de tudo isso, sem querer generalizar, é que tem pessoas ou grupo de pessoas, que se acham donos do evangelho.
 
Como se o evangelho fosse uma empresa, que fosse possível dividir em ações para determinados sócios ou mesmo criar franquias da Igreja de Jesus Cristo para acumular riquezas, explorando a fé das pessoas.
 
Mesmo que a igreja perante a sociedade seja regida no seu estatuto, como Pessoa Jurídica, mas sem fins lucrativos. Isso não dá o direito de pessoas mal intencionadas de usar a igreja para obter lucros para seu próprio benefício.
Será estamos esquecendo, qual é o principal objetivo da pregação do evangelho de Jesus Cristo, porque hoje é 8 ou 80, ou se complica a pregação do evangelho, ou se facilita essa pregação para poder agradar as pessoas que estão ouvindo. (I Tessalonicenses 2:4)
 
Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. (I Tessalonicenses 2:4)
 
Hoje em dia estamos vivendo uma distorção do evangelho de Jesus Cristo, uma interpretação da Bíblia de uma maneira que chega ser até absurda, por pregadores que se dizem: “Pastores” e “Profetas”.
 
E vivem dizendo para as pessoas: O Senhor manda lhe dizer.
 
Sendo que o Senhor não mandou dizer nada, apenas para fazer um sensacionalismo para parecer que estão sendo usados por Deus de uma maneira sobrenatural. (Deuteronômio 18:21-22)
 
21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
  
22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.
  
Existe sim pessoas que Deus usa de uma maneira sobrenatural para falar com seus servos, pessoas que realmente buscam falar apenas aquilo que Deus mandou falar. Mas cuidado com os falsos profetas: Leia os versículos a seguir.
 
O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o SENHOR na verdade enviou. (Jeremias 28:9)
 
AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (I João 4:1)
 
Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13:22)
 
Fico pensando como se sentem aqueles homens que se dedicaram aos estudos mais profundos das Escrituras, para poderem ensinar para outras pessoas, o verdadeiro sentido das Escrituras.
 
Verem esses ditos pregadores, falando inúmeras bobagens nos púlpitos. É lamentável!!!!!
  
Vou citar um pequeno exemplo que tenho visto acontecer atualmente no meio evangélico, por pessoas que usam um versículo da bíblia para seu próprio benefício.
 
Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. (I Timóteo 5:18)
  
Muitos pregadores que se acham “Paulo”, pastores itinerantes, foram chamados para pregarem o evangelho de igreja em igreja. Ai se acham merecedores de receberem por estarem pregando, alguns até estipulam o valor que devem receber.
 
“Estão pregando, pensando quanto será que vou receber de oferta hoje”, ao invés de se posicionar como uma ferramenta que será usado por Deus, para abençoar e restaurar vidas que estão arrebentadas.
 
Se o pregador realmente for uma ferramenta, que se deixa ser usada por Deus para abençoar a igreja, pregando debaixo da orientação do Espírito Santo, uma palavra que venha levar a pessoas a serem impactadas pela palavra.
 
Com certeza será merecedor desse salário em forma de oferta, que Deus ira direcionar o líder da igreja local, para o abençoar e não o pregador determinar o quanto ele deve receber.
 
Paulo não era simplesmente um pregador itinerante, era um missionário fundador de igrejas, chamado para pregar aos gentios, não pregava para ganhar dinheiro, era sim abençoado financeiramente porque Deus que o havia enviado, era quem cuidava das suas necessidades e do seu sustento.
 
Deus usa sim a igreja ou irmãos para abençoar aqueles a quem Ele envia para fazer sua obra, não era necessário que o profeta ou missionário estipulasse valor ou mesmo ficasse dizendo que estavam passando por necessidade para comover a igreja ou pessoas a lhes abençoar, ou andando de igreja em igreja pregando para poder se sustentar. (Lucas 10:17)
 
E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. (Lucas 10:17)
 
Diferentemente do que estamos vivendo hoje, algumas igrejas, sem querer generalizar, ficam “pagando” pregadores como se fosse uma oferta que Deus mandou dar e usam esse versículo que diz que o obreiro é digno do seu salário.
 
Agora eu pergunto que trabalho é esse?
 
Por acaso esses supostos “pastores ou pregadores itinerantes”, apascentam ovelhas, cuidam de uma igreja local, são levitas responsáveis pelo louvor da igreja?
 
Acredite se quiser, mas existe alguns pastores que são responsáveis por pastorear uma igreja, que usam desse artifício para ganhar dinheiro, pregando em outras igrejas, ao invés de cuidar de suas ovelhas, para serem dignos de seu salário.
 
Não estou querendo dizer,  que não podemos pregar esporadicamente e outros ministérios, desde que seja por amor a obra de Deus.
 
Quer ganhar muito dinheiro, ser empresário, milionário, dono de fazendas, ter vários carros, é só fazer o que a Bíblia diz: (Provérbios 6:6)
  
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. (Provérbios 6:6)
 
Esses falsos profetas acharam um meio fácil de se ganhar dinheiro, enganando e iludindo as pessoas que vão buscar na igreja uma solução para seus problemas e dilemas que estão passando.
 
Em muitos casos, o que temos visto e ouvido, são pregações absurdas, besteirol, revelações sem o menor sentido, para iludir as pessoas que não tem o conhecimento básico das Escrituras. (Marcos 12:27)
 
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? (Marcos 12:27)
 
Existem pastores e levitas, que se dedicam a verdadeira missão da pregação e do louvor, cuidando das as ovelhas e muitas vezes não são valorizados conforme esse versículo, de serem dignos de um salário.  
 
Vou deixar bem claro: não é que eu nunca vou precisar ou que eu seja contra a oferta para abençoar as pessoas, tais como Pastores, levitas ou missionários, para cobrirem despesas de transporte e outras necessidades, desde que seja direcionada por Deus, não apenas por um costume que a os “líderes” das igrejas tem determinado.
 
Porque é Deus quem sabe as necessidades de cada um, antes de abrirmos nossa boca.
 
Mas sou contra si, a comercialização do evangelho de Jesus Cristo, em prol do enriquecimento de algumas pessoas ou grupos de pessoas, que usam o evangelho com o único objetivo de arrecadar dinheiro não para resgatar vidas, mas sim para seus próprios deleites pessoais.
 
Porque será que Jesus Cristo ao entrar no templo, expulsa os vendedores e derrubas as mesas e repreende todos aqueles que estão negociando dentro do templo? (Mateus 21:12-13)
 
A purificação do templo

12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
 
Porque esses homens estavam explorando o povo que vinha de longe, para adorar e sacrificar no templo e eram extorquidos por essas pessoas que vendiam os animais para o sacrifício e pelos cambistas que faziam a troca da moeda com juros abusivos.
 
Não é muito diferente do que estamos vivenciando hoje com os exploradores do evangelho.
 
Hoje eu prego por amor e gratidão a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecer o seu Filho Jesus Cristo e poder reconhece-lo como meu salvador. E ser transformado em um novo homem, sem ter que pagar nada por isso, eu agradeço a Ele, que até aqui tem sustentado eu e minha família.
 
A melhor coisa que podemos fazer, é procurar viver de uma maneira que venha agradar a Deus, buscando o seu reino em primeiro lugar, porque certamente apesar das lutas e tribulações, seremos felizes e não nos faltará nada. (Mateus 6:33-34)
 
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)
  
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6:34)
 
Meu caro leitor, que Deus venha lhe abençoar, juntamente com toda sua família, nunca desista, acredite e permaneça na fé, porque Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam e o adoram em espírito e em verdade.
 
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:23)
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo