Batismo com o Espírito Santo - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Batismo com o Espírito Santo
Viver cheio do Espírito Santo
 
Obs: Preste muita atenção, Não devemos confundir manifestações dos dons, com batismo com o Espirito Santo.
 
Batismo com o Espirito Santo. Quando? E o que é?
 
Batismo = SÊLO    (Efésios 1:13)
 
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. (Efésios 1:13)
 
SÊLO vem do Latin = Sinete = carimbo
 
Quando sou selado?   (I Coríntios 12: 12-13)
 
12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
 
13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
 
O  corpo é um, em um só Espírito fomos selados, quando nascemos de novo.
 
Batismo é o sêlo do Espírito que nos introduz, nos identifica com os membros do corpo. (Mateus 3:11)
 
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. (Mateus 3:11)
 
(Marcos 1:8) (Lucas 3:16) ( Atos 1:5) (Atos 11:16)
 
Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. (Marcos 1:8)
 
Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16)
 
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (Atos 1:5)
  
E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. (Atos 11:16)
 
Uma pergunta que não quer calar, afinal:
 
Falar em línguas é sinal de batismo no Espírito Santo?
 
Será que podemos afirmar que só é batizado com o Espírito Santo apenas aquelas pessoas que receberam o dom de Variedade de Línguas!
 
I Coríntios 12:27-30
 
27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
 
28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
 
29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
  
30 Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
 
Uma coisa precisampos entender sobre os dons, são ferramentas que Deus nos concede para trabalharmos na proclamação do evanvelho, nem todos teram o mesmo dom, é Deus que decide qual ferramenta precisamos para trabalhar na Sua obra.
  
Podemos sim pedir a Deus um determinado dom, mas não se esqueça que a decisão final de qual dom precisamos para realizar Sua obra é dEle. (Coríntios 12:7)
 
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (Coríntios 12:7)
 
Obs: A promessa da vinda do Espírito Santo para vida do crente  e para igreja predita pelo profeta Joel e reafirmada por Jesus. (Joel 2:28) (João 14:16-17,26) (Atos 1:4-5)
 
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. (Joel 2:28)
 
João 14:16-17,26
 
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
 
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
 
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Atos 1:4-5
 
4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
 
5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
 
A questão do cumprimento de Atos 2:1-13
 
A descida do Espírito Santo

1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
  
2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
 
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
 
5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
 
6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
 
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
 
8 Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
 
9 Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
 
10 E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
 
11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
 
12 E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
 
13 E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
 
Como cumprimento histórico da profecia não encontramos polêmicas ou dúvidas acerca do acontecimento entre os diversos grupos evangélicos; (Pentecostais e Não Pentecostais) Porém a continuidade desse evento na vida da igreja e as manifestações que acontecem na vida de cada pessoa que recebe o “batismo”, trazem calorosas discussões e dúvidas:
 
1. A continuidade do evento de Atos 2 na vida da igreja.
 
A descida do Espírito Santo, ocorrida em Atos 2, foi somente para inaugurar um novo tempo, em que o Espírito Santo se faria presente a vida da igreja e dos crentes como consolador?
 
2. Dom de Línguas
 
O evento ocorrido em Atos 2 caracterizou-se pela manifestação de línguas?
 
Obs: Duas palavras gregas ocorreram em Atos 2:
 
GLOSSA: “Lingua”    Atos 2:3-4
 
3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
 
4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
 
DIALEKTO: “Idioma”  Atos 2:6-7,11
 
6 E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
 
7 E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
 
11 Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
 
GLOSSA (Língua)  pode se referir a uma fala obscura dentro do contexto do culto, e geralmente é tradizida por “falar em línguas
 
PENTECOSTAIS
 
Vejamos o que pensam e acreditam os pentecostais:
 
1. Acreditam que a experiência é real e necessária a uma vida cristã sadia.
 
2. O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder, que dá ao crente maior autoridade para pregação do evangelho. (Atos 1:8)
 
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8)
 
3. Não é apenas para inaugurar um novo tempo.
 
4. A evidência do batismo no Espírito Santo é o “falar em línguas
 
5. O batismo no Espírito Santo não tem implicações com a salvação que já foi efetuada por meio de Jesus Cristo, mas uma experiência posterior, outorgada por Jesus a todo aquele que busca com persistência e oração.
 
NÃO PENTECOSTAIS
 
Vejamos o que pensam e acreditam os não pentecostais:
 
1. O batismo no Espírito Santo foi a continuidade da obra de Jesus mediante uma promessa para igreja. (Lucas 24:49)
 
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. (Lucas 24:49)
 
2. Jesus continuaria  a agir no mundo sob a orientação do Espírito Santo.  (Atos 1:4-5,8)

4 E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
 
5 Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
 
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
 
3. Uma vez cumprida essa promessa e inaugurada a vinda do Espírito Santo, a experiência do batismo não tem razão para continuar, pois o Espírito Santo se faz presente na vida do cristão.
 
4. Quanto à manifestação de “Linguas” como evidência no batismo com o Espírito Santo em atos 2, não há dúvidas.
 
5. No entanto, tal manifestação cessou, pois o fato em atos constitui um sinal para os incrédulos. (I Coríntios 14:22-23)
 
22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
 
23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
 
Receber o Espírito Santo
 
O evangelhos em Samaria Atos 8:15-17
 
15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
 
16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
 
17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
 
Obs: Pessoas que se batizaram em nome de Jesus, mas verdadeiramente não o aceitaram, como podemos observar nos dias atuais, muitas pessoas dizem que ja aceitaram a Jesus Cristo mas vivem praticando as coisas que contrariam a palavra de Deus. (Tito 1:15-16)
 
15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
 
16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
 
O grande problema de muitas pessoas é acharem que pelo simples fato de alguém orar por ela, ou mesmo porque elas tem condições melhores que outras pessoas, receberam o Espírito Santo pela imposição de mãos. (Atos 8:18-22)
 
18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
 
19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
 
20 Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
 
21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
 
22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;
 
È necessario uma verdadeira aceitação do sacrifício feito por Jesus Cristo na cruz do calvário em prol de nos resgatar do pecado, para podermos receber esse sêlo do Espírito Santo, que nos diferencia daqueles que não o aceitaram.
 
O centurião Cornelio  Atos 10:1-44-47
 
44 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
 
45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
 
46 Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
 
47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
 
Obs: Podemos ver nesses versículos, pessoas que ainda não tinham se batizado nas águas, mas verdadeiramente ao ouvirem a pregação da palavra, aceitaram a Jesus Cristo em seus corações, por isso foram selados com o Espíritro Santo.
 
Paulo chega em Éfeso  Atos 19:2-3
 
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
 
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
 
Obs: Pessoas que eram batizadas com o batismo de João para o arrependimento, o povo não tinha conhecimento do Espírito Santo porque ainda não tinham ouvido a pregação do evangelho da salvação atraves do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário.
 
Metite nesses versículos a seguir e observe o quanto é importante aceitarmos verdadeiramente a Jesus Cristo como salvador.
 
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)
 
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? (Romanos 6:3)
 
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:4)
 
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; (Romanos 6:5)
 
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gálatas 3:26)
 
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. (Gálatas 3:27)
 
Paulo pergunta para os Gálatas se eles sabiam de que maneira eles receberam o Espírito Santo:
 
a) Pelas obras da lei?
 
b) Pela pregação da fé?
 
Galatas 3:2-3
 
2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
 
3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
 
 
Obs: Precisamos enteder que Deus dá a cada um o dom ou dons, conferme Ele achar melhor para trabalharmos na Sua obra aqui na terra, não cabe ao homem escolher, mas eu podemos pedir e Deus tem a ultima palavra.
 
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1 Coríntios 12:7)
 
Cuidado, para que você não venha desprezar aquilo que Deus lhe confiou para realizar Sua obra aqui na terra.
 
Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. (II Timóteo 1:6)
 
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (I Timóteo 4:14)
 
Nunca se esqueça, que alguém orou por você e pregou a palavra de boas novas (Evangelho), para que você tivesse um encontro verdadeiro com Jesus Cristo e recebesse o sêlo do Espírito Santo na sua vida, para viver segundo a palavra de Deus.
 
Espero que, ao terminar de fazer essa leitura, pare para fazer uma reflexão, e tire suas conclusões baseado na palavra de Deus, de como você está vivendo perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo