Batismo nas águas - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Batismo nas Águas
A palavra Batismo vem do grego “Baptizõ”, que quer dizer: Imersão. Imergir quer dizer mergulhar, ser envolvido.

Batismo definição:

Todos nós fomos batizados na morte de Cristo, sepultado com Ele em sua morte, fomos plantados na semelhança de sua morte. Logo o batismo significa que você morreu, e eis que você ressurge para uma nova vida, um novo nome, uma nova criatura. (Romanos 6:4)
 
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:4)
 
O batismo nas águas é na realidade uma manifestação externa de algo que aconteceu internamente na pessoa, é um verdadeiro testemunho.
 
O Batismo significa morte e ressurreição do Senhor Jesus, morte quando imerso, e vida nova quando sai das águas.
 
Então quando somos mergulhados nas águas, estamos morrendo para o mundo, para o pecado, para as coisas do velho homem, e quando somos levantados, estamos renascendo como nova criatura, para uma vida em Jesus Cristo.
 
Batismo na realidade é uma identificação com Cristo, é uma declaração às pessoas, aos principados, potestades e aos anjos, dizendo eu fazia parte do sistema do mundo, do diabo, mas agora confesso que Jesus Cristo é meu Senhor.
 
Através do batismo como ato de obediência, o Cristão:
  
a) Declara publicamente a sua fé em Cristo e obediência a Ele. (Mateus 28:18-20)  
 
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
 
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
 
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
 
Marcos 16:16
 
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)
 
João 15:14
 
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (João 15:14)
 
Jesus Cristo deu exemplo: Mateus 3:13-16
 
13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
 
15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
 
16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
 
b) Identifica-se com Cristo e seu corpo que é a igreja. (Atos 2:38)

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)

c)    Ingressa na Igreja de Cristo (Atos 2:41)
 
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, (Atos 2:41)
 
Eficácia do batismo
 
O batismo não tem poder para salvar; as pessoas são batizadas, não para serem salvas, mas porque já são salvas.
 
a) Se não salva, porque tenho que me batizar?
 
Porque todo o que já é salvo, batiza-se, no batismo está acontecendo algo espiritual que dá um efeito tremendo, uma sensação agradável de pertencermos realmente ao reino de Deus.
 
Nós nascemos em condição de pecador, mas passamos a ter vida espiritual quando somos salvos, ou seja: A pessoa que se converte, passa pelo processo de um novo nascimento, e para confirmação dessa nova vida, é necessário se batizar. (João 3:1-5)
 
1 E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
 
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
 
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
 
b)  Se eu me converter e logo em seguida morrer, não fui batizado, que acontece?
 
Se eu me converter e acontecer algo trágico que me leve a morte, já estou salvo, porque reconheci que sou pecador, e aceitei a Jesus Cristo quando em vida, vou direto para o paraíso. (Lucas 23:41-43)  
 
41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
 
42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
 
43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

O batismo não salva, mas é uma ordenança de Cristo. É no momento em que aceitamos a Cristo que a nossa salvação, já foi confirmada, mas depois vem o batismo que é um registro espiritual.
  
Ex: Você compra um terreno, paga todo o terreno, agora você diz: Este terreno é meu, mas no cartório o terreno está em nome do proprietário anterior; então no registro ainda é dele.
 
Você vai ao cartório e tira a escritura, o terreno passa automaticamente para você. No lado espiritual isso significa que a partir do momento em que você é batizado, você diz: Jesus é meu Senhor, colocou a assinatura dizendo: sou mesmo de Jesus.
 
Formula do batismo
 
Simples assim: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28:19)
 
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:19)
 
Modo de batizar
 
Há duas formas de se realizar o batismo, mas a que consideramos correta é por imersão, assim o próprio Jesus nos deixou o exemplo. Abaixo segue uma noção das duas formas.
 
O batismo é um só, porém, entre os evangélicos, ele é efetuado de dois modos: Imersão e Aspersão.
 
1) Imersão: O batismo em água, simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo e do crente que está em comunhão com Ele. (Colossenses 2:12)
 
Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. (Colossenses 2:12)
 
Romanos 6:1-11
 
1 QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
 
2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
 
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
  
4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
  
5 Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
 
6 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
 
7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
 
8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
 
9 Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
 
10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
 
11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
 
2) Aspersão: O batismo com água, simboliza o derramar do Espírito Santo, operando a obra do novo nascimento. (Atos 1:5)
  
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. (Atos 1:5)

O homem regenerado trona-se nova criatura em Cristo, podendo assim ser participante do corpo de Cristo, através de seu testemunho público pelo batismo.
 
Os aspercionistas baseiam-se ainda nos rituais do Velho Testamento, onde as purificações eram efetuadas pela aspersão do sangue. (I Pedro 1:2); (Ezequiel 36:25)

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:2)
 
Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. (Ezequiel 36:25)
 
Para meditação
 
d) Porque devemos nos batizar?

Porque foi uma ordenança de Jesus Cristo, “Portanto ide, ensinai, todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Ordenança essa que deve ser cumprida, porque se assim não procedermos, estaremos condenados. (Marcos 16:15-16)
 
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
 
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
 
O que eu preciso para me batizar?
Eu preciso ter me arrependido de todos os meus pecados, e fé no nome de Jesus, crendo na palavra de Deus, porque se assim eu não proceder, estou apenas tomado um banho sem sabão, que não é nada bom.
 
A bíblia nos diz em Hebreus 11:6: Sem fé é impossível agradar a Deus.
 
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)
 
Mas eu já fui batizado quando criança, preciso batizar-me novamente?
 
Evidente que precisa ser batizado, pois a criança na sua inocência, não tem consciência do pecado, não sabe o que é arrependimento, peca por instinto próprio do ser humano, mas não está sob a maldição da lei
 
e) Será que eu devo me batizar?

CLARO QUE DEVE! A partir do momento em que você se arrepende dos seus pecados e creu em Jesus Cristo como salvador, pode descer as águas sem dúvida, pois você está declarando a Satanás, que você é Filho de Deus.
 
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare pense e tome uma decisão de se batizar, obedecendo os mandamentos de Jesus Cristo. Ainda dá tempo de mudar essa situação e voltar para Deus, obedecendo Sua palavra.

 Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo