Casamento e Divórcio - Joep - Jesus o Equilíbrio Perfeito

Joep
Ir para o conteúdo
Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
Casamento ou Divórcio
 
Casamento: 1 União legítima de homem e mulher. 2. União, combinação, aliança.
 
Uma pequena ilustração de uma garotinha: ”Vozinha, porque que sua aliança é tão grande e grossa?” A avó lhe respondeu: “Meu bem, quando nós casamos, os anéis de casamento eram feitos para durar”.
 
O que, em grande parte, é uma grande verdade, antigamente os casamentos duravam, hoje em dia não é mais, as pessoas acham que podem desfazer um casamento por qualquer motivo.
 
Algumas observações sobre o casamento
 
1. Não devemos permanecer no casamento porque devemos, mas sim porque desejamos.
 
Obs: Antigamente, as mulheres suportavam tudo no casamento até mesmo apanharem dos maridos, por causa dos filhos, mas hoje em dia já não suportam mais, porque entendem que não são apenas um objeto a ser usado pelo homem.
 
2. Quando nos casamos, procuramos um ideal, mas logo se percebe que o casamento se torna um ritual, e logo procuramos um novo negócio.
 
3. Os casamentos são realizados na presença de um Juiz de Paz, mas com o tempo, parece que se casaram na presença do Ministro da Guerra.
 
4. Em se tratando de divórcio e de casamento, hoje em dia é mais fácil, escolhermos o que mais nos convém, o divórcio não culposo, será que nenhuma das partes não tem nenhuma culpa?
  
Hoje em dia por um bom acordo ninguém mais contesta o divórcio, uma pessoa pode sair de um casamento hoje e entrar em outro amanhã, como se Deus aprovasse essa atitude.
 
5. Mas, como crentes que dizem acreditar e viver de acordo com a Palavra de Deus, não podemos negligenciar o problema.
 
Não podemos passar por cima, fugir dele, ou ignorá-lo. Deus falou sobre casamento e divórcio e apesar de não ser um assunto fácil de tratar, temos de nos preocupar com ele.
 
6. Muitas pessoas acham que Deus deveria rebaixar seus padrões para acomodá-los aos nossos, e sim que elevemos nossos padrões para ajustá-los aos de Deus. Nós é que devemos nos ajustar, e não Deus.
 
7. Casamento e divórcio, é uma coisa muita séria é um problema que mexe com muitos sentimos humanos.
 
8. Precisamos encarar o problema do casamento e divórcio do ponto de vista de Deus.
 
9. Desfazer o casamento não é plano de Deus, devemos resolver os problemas matrimoniais de uma forma correta. (Malaquias 2:13-14)
 
13 Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do SENHOR de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
 
14 E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.
 
10.Na palavra aliança Deus define o casamento para nós e não o divórcio, porque o matrimônio é uma relação pactual estabelecida por Deus.
 
3 Razões porque Deus criou o casamento
 
1. Ilustração e Metáfora
 
Deus quis ilustrar sua natureza, um Deus composto de três pessoas. Do mesmo modo, o matrimônio é uma unidade composta de três realidades:
 
a) Marido
 
b) Mulher
 
c)  Filhos
 
Deus deixou na história uma figura de como Ele é, três realidades distintas:
 
a) Pai
 
b) Filho
 
c)  Espírito Santo
 
Se não conseguirmos entender que o propósito do casamento é refletir a Deus, nós o manteremos apenas no nível humano. Por isso é que se casa e descasa com tanta facilidade.
 
Nos esquecemos que no matrimônio estamos ilustrando a natureza de Deus.
 
2. Procriação
 
O propósito da geração de filhos é a multiplicação da imagem de Deus. (Gênesis 1:28)
 
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gênesis. 1:28)
 
Porque Deus nos criou sua imagem e semelhança, Deus quer que sua imagem se multiplique por todo o mundo. (Gênesis 1:26)
 
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26)
 
Obs: É verdade que muitos casais não podem ter filhos. Será que isso significa que estão deixando de cumprir os dois primeiros propósitos do casamento?
 
Absolutamente. Seja qual for a razão por que Deus não permitiu que um casal, não venha a ter filhos, isso não torna esse matrimônio menos precioso aos seus olhos.
 
Eles devem desfrutar da benção do casamento e sempre esperando em Deus, a cada dia, porque sempre será Ele quem dará a palavra final. Afinal Ele é o Deus do impossível. (Mateus 19:26)
 
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. (Mateus 19:26)
 
3.  Auto realização
 
Deus disse a Adão que ele precisava de uma ajudadora. Porque ele não poderia fazer sozinho tudo aquilo que Deus queria realizar através dele.
 
A mulher trabalha ao lado do marido, auxiliando ele para ser e fazer aquilo que Deus queria que eles fossem, uma família.
 
Todo homem casado recebeu uma ajudadora com dons especiais, talentos e recursos para ajudar o seu marido a cumprir sua função de cabeça da família, em cumprimento da vontade de Deus, portanto um homem que não usa os talentos e habilidade de sua esposa é um tolo.
 
Pacto ou Aliança
 
Pacto:  Ajuste, contrato, convenção entre duas ou mais pessoas.
 
Aliança: 1. Ato ou efeito de aliar-se. 2. Acordo, pacto. 3. União pelo casamento. 4. Anel usado como símbolo de noivado ou casamento.
 
O que é um pacto segundo a Bíblia?
 
Deus tinha motivos especiais para criar o matrimônio. Em Malaquias 2:14, Deus chama os laços matrimoniais de pacto (aliança).
 
E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. (Malaquias. 2:14)
 
Da maneira mais simples possível, um pacto bíblico é um contrato divinamente ordenado, que determina um tipo de relacionamento.
 
Precisamos entender que um pacto é mais do que um contrato nos dias de hoje, porque uma aliança se fundamenta num relacionamento.
 
Você pode fazer um negócio com alguém sem ter relação pessoal com a parte envolvida, desde que o negócio seja conveniente.
 
No matrimônio esse não é o caso, porque o matrimônio é um pacto. Ele é baseado num relacionamento.
 
Se desejarmos ser parte da família de Deus, devemos entrar num relacionamento com Jesus Cristo.
 
Um pacto é mais que um contrato, apesar de ter elementos contratuais. Quando você faz um pacto se compromete num relacionamento pessoal. É isso que acontece quando a pessoa se casa.
 
Lamentavelmente, isso não esta sendo ensinado hoje, e muita gente não sabe o que está fazendo quando decidem se casar.
 
Eles sabem que é mais ou menos sério, mas nem tanto, mas acontece que o matrimônio é muito sério aos olhos de Deus, segundo Malaquias 2:14. Ele é um pacto.
 
Pactos são estabelecidos por Deus
 
Devemos sempre lembrar, que todos os legítimos pactos na Escritura foram estabelecidos por Deus. Por isso sempre foram seus pactos.
 
O matrimônio não é seu pacto.
 
É um pacto de Deus.
 
Você participa dele, mas é um pacto de Deus, e, como tal, Ele estabelece as regras.
 
Devemos sempre lembrar que Deus é a principal testemunha, entre o homem e a mulher.
 
E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança. (Malaquias. 2:14)
 
Espero que, após terminar de ler este estudo sirva para uma reflexão, de como você está vivendo, conforme o mundo tem ensinado, uma vida livre  sem compromisso, ou conforme a Palavra de Deus.
 
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
 
Pr. Valdi G. Souza
JOEP
Copyright - Todos os direitos reservados.
Jesus o Equilíbrio Perfeito
Voltar para o conteúdo