Deus é fiel e justo para com aqueles que o buscam!
O propósito de Deus para a Família
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Salmo 127:1)
Deus nos criou Homem e Mulher e estabeleceu entre eles o casamento e a família como a mais fundamental das relações dos seres humanos. Em nossa sociedade de hoje em dia, estamos vendo as famílias sendo destruídas, por uma modernidades que contrariam os princípios de Deus para essa família. (Genesis 1:17)
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Genesis 1:17)
O divórcio tem se tornado uma coisa comum, usado como uma válvula de escape para se desfazer o casamento por qualquer motivo. Muitos homens e mulheres sequer aprenderam a serem maridos, esposas e pais verdadeiros, procuram logo essa válvula de escape para sair do casamento o mais rápido possível sem avaliar as consequências.
Pais que não fazem a menor ideia de como preparar seus filhos para viver em sociedade, na maioria das vezes simplesmente abandonam os seus deveres de ensinar e educar, deixando seus filhos sem qualquer preparação para viver em sociedade. (Provérbios 22:6)
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)
Para muitas famílias, nos dias de hoje, uma expressão muito popular e acolhedora, "Lar, Doce Lar" parece uma ilusão.
Não tem nada de acolhedor ou seguro ou doce em uma família onde tem o desrespeito, traição e o abandono dos princípios estabelecidos por Deus para família.
Pergunta: Existe uma solução para os conflitos no casamento?
Pergunta: Podemos evitar tais conflitos em nossas famílias?
Pergunta: É possível aos casais jovens manter o amor e o companheirismo por décadas depois de se comprometerem com os votos do casamento?
Votos: Eu lhe recebo, como minha esposa(o), prometo lhe respeitar, honrar, amar e cumprir o meu dever como esposo(a), por todos os dias da minha vida, seja na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza. Para isso empenho a minha palavra diante dessas testemunhas e perante Deus.
Obs: Votos esses que nossa sociedade está cada dia mais deixando de lado na hora da celebração do casamento, por palavras para agradar os noivos e convidados, já não é mais a benção de Deus, mas sim de um cerimonialista profissional.
A resposta para essas perguntas é SIM! As soluções não são fáceis!!
A constituição de famílias sólidas não acontece por acaso. Somente através do padrão estabelecido por Deus para as famílias, poderemos entender as grandes bênçãos que Ele preparou para as famílias edificadas na rocha sólida da Sua palavra.
1º O manual de Deus para a Família
Quando compramos um determinado aparelho, partimos do princípio que o fabricante, que elaborou o manual para o usuário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Quando encontramos algum problema com esse aparelho, devemos ler o manual para poder resolver o problema.
Quando observamos tantos conflitos familiares em nossa sociedade, entendemos que Deus o criador da família, deixou escrito o "manual do usuário", Ele sabe mais a respeito da família do que nós.
É necessário lermos o manual para encontrarmos as soluções para todos os conflitos e como constituir uma família solida. Encontraremos essas soluções na Bíblia, ela nos ensinará em todos os aspecto relacionado ao casamento, com ela aprenderemos qual a participação de cada membro da família.
2º Instituição do casamento
A família tem início com o casamento, quando Deus criou Adão e Eva, Ele institui seu plano para o casamento:
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gênesis 2:24).
Deus deixou bem claro com a criação do Homem e da Mulher, O objetivo final é: O Homem unido a uma Mulher, formasse-a uma família. (Mateus 19:4-6)
4 Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
O casamento é uma relação para toda a vida, nada pode interromper essa aliança, somente através da quebra dessa aliança ou a morte de uma das partes. (Romanos 7:1-3).
01 NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
02 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
03 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
Deus aprova as relações sexuais, sempre dentro do contexto casamento, não tem nada de impuro nas relações sexuais dentro do casamento aprovado por Deus. (Hebreus 13:4)
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. (Hebreus 13:4)
O Homem e Mulher, ligados através da aliança do casamento, tem o compromisso de satisfazer os desejos sexuais do seu cônjuge. (Conforme os padrões bíblico estabelecido por Deus) (I Coríntios 7:1-5).
01 ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
02 Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
03 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
04 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
05 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Todas as outras relações sexuais fora do casamento, estão fora dos padrões bíblicos, não são aprovadas por Deus, e as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, também não são aprovadas por Deus. (Romanos 1:24-27).
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
Observe que Deus não criou Adão e Adão, ou Eva e Eva. Ele criou Adão e Eva, um Homem e uma Mulher, pessoas oposta uma da outra, mas perfeitas para o relacionamento.
As relações sexuais antes do casamento, mesmo que as duas pessoas tenham a intenção de se casarem, não são aprovadas por Deus, como também as relações sexuais extraconjugais também não são aprovadas por Deus. (1 Coríntios 7:2), (Hebreus 13:4).
Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. (1 Coríntios 7:2)
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. (Hebreus 13:4).
3º O privilégios dos filhos
Quando um casal se une diante de Deus pelo matrimônio, tem o privilégio de terem filhos abençoados, porque Deus ordenou a Adão e Eva que tivessem filhos (Gênesis 1:27-28).
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Em nenhum lugar na Bíblia encontramos a permissão de Deus para que um Homem e uma Mulher tenham relações sexuais antes do casamento para conceber filhos.
A paternidade e maternidade com ambos solteiros, que atualmente na nossa sociedade está se tornando moda ou algo normal aprovado por Deus, mas não é, com toda certeza vai gerar sérias consequências para as gerações futuras.
A responsabilidade de cada membro dentro da família
Dentro da estrutura familiar existe o propósito de Deus para cada membro dessa estrutura, Pais, mães e filhos.
1º Homem: Marido e Pai
A responsabilidade dos Homens é de fundamental importância dentro do relacionamento familiar, isso fica bem claro em: (Efésios 5:25)
Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela. (Efésios 5:25)
O marido precisa colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, observado os interesses da mulher e a sua proteção. O homem tem que trabalhar com honestidade para prover todas as necessidades da sua família. (II Tessalonicenses 3:10-11); (I Timóteo 5:8).
10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (I Timóteo 5:8)
Os pais são instruídos por Deus e tem a responsabilidade para ensinar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor. (Efésios 6:4)
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. (Efésios 6:4)
Esta responsabilidade é muito séria, muitas vezes difícil, mas o resultados é a vida eterna! O maior objetivo de um pai para com seus filhos deve ser sempre direcionado para salvação deles, para viverem eternamente com Deus.
2º Mulher: Esposa e Mãe
A esposa tem um papel muito importante no plano de Deus para família. Ela é quem vai complementar seu esposo como uma auxiliadora submissa, está na mesma missão com seu esposo, independente das pressões da sociedade moderna que ensina a mulher a rejeitar a autoridade do seu esposo.
Efésios 5:22-24
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
1 Pedro 3:1-2
01 SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
02 Considerando a vossa vida casta, em temor.
Muitas mulheres hoje em dia tem rejeitado esse papel designado por Deus, de serem um exemplo para outras, de como se proceder diante da família, estão na realidade fora do proposito de Deus e trazendo escândalo para outras. (Tito 2:3-5).
03 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
04 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
05 A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Apesar da nossa sociedade procurar desvalorizar o papel das mulheres que são dedicadas a suas famílias, Deus tem em alta estima a mulher que é uma boa dona de casa e uma esposa e mãe amorosa. As mulheres dedicadas são também dignas de respeito e honra de seus maridos e filhos.
Provérbios 31:10-12,28
10 Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
11 O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
12 Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
3º Filhos: Obedientes
Deus também deixou bem definido e claro o papel dos filhos em relação aos pais, é muito importante que os filhos entendam e cumpram sua parte na família. Vejamos qual é o dever dos filhos na família: (Efésios 6:1-2)
01 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
02 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
a) Obedecer aos pais.
Deus designou aos pais, autoridade sobre os filhos, eles têm que obedece-los e respeitá-los, a maioria das pessoas entendem que a rebeldia de uma criança é comum e faz parte da fase de crescimento, mas Deus considera a rebeldia um pecado contra Ele. (II Timóteo 3:2-5).
02 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
03 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
04 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
05 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
b) Honrar seus pais.
Os pais que cuidam, sustentam, ensinam e preparam seus filhos para ter uma vida plena com Deus, devem sempre ser honrados. Jesus Cristo nos ensina que está honra inclui cuidar das necessidades dos pais idosos.
As famílias dessa atual sociedade.
Olhando para as famílias dessa nossa atual sociedade que estamos vivendo, podemos observar que cada dia fica mais difícil corrigir os erros de anos ou mesmo gerações de famílias que se afastaram da presença de Deus.
Mas precisamos entender que a única maneira correta e eficaz para que possamos constituir famílias com os princípios fundamentados e seguros é voltar ao plano inicial de Deus para a família.
É necessário a acreditar na Bíblia como a palavra de Deus, só assim podermos aplicar os princípios de Deus para nossa vida e de nossos filhos, ai sim fortalecer as famílias através das gerações, aguardando o retorno de Jesus Cristo para nos levar para as moradas celestiais.
Pare agora e pense!!!
Você está constituindo a sua família alicerçada na palavra de Deus?
Espero que, ao terminar de ler este estudo, pare para fazer uma reflexão, de como você está vivendo como família, perante a sociedade ou perante a Palavra de Deus, ainda dá tempo de mudarmos nossa posição perante essa sociedade corrompida e voltarmos para Deus, obedecendo Sua palavra.
Isso é uma questão e escolha, cabe a você decidir!!!
Pr. Valdi G. Souza